Stellantis com margem de lucro de 11,8% distribui 1,9 mil milhões de euros!

Aqui estão os resultados. Receitas líquidas de 152 mil milhões de euros. E a Stellantis com margem de lucro operacional de 11,8%!

Elogiar Carlos Tavares é tarefa, hoje, simples. O líder da Stellantis tem, como foi sendo habitual dizer, o “Toque de Midas”. Basta ver o que fez desde que era responsável pelo projeto Megane na Renault até ser o patrão daquele que é um dos maiores grupos mundiais. Pegou na PSA e “deu-lhe” a volta, comprou a Opel e colocou-a a dar lucro em meses e após a fusão da PSA com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), aqui estão os resultados. Receitas líquidas de 152 mil milhões de euros e a Stellantis com margem de lucro operacional de 11,8%!

Stellantis

Stellantis com margem de lucro elevada

Tudo isto alcançado em apenas 12 meses! Recordamos que a Stellantis foi criada em janeiro de 2021. Fazendo a radiografia das contas apresentadas pelo grupo, todos os segmentos são rentáveis.

Simultaneamente, as receitas líquidas cresceram 14% para 152 mil milhões de euros. Analogamente, o resultado operacional ajustado praticamente duplicou para 18 mil milhões de euros. Ou seja, uma margem de lucro operacional de 11,8%. E este é um valor absolutamente excecional!

Contas feitas, o resultado líquido quase triplicou face ao anterior exercício tocando os 13,4 mil milhões de euros. Além disso, o “cash flow” subiu para os 6,1 mil milhões de euros. Forte rentabilidade e sinergias de tesouraria permitem este resultado.

Stellantis com margem para remunerações extra

Do mesmo modo, as execuções de sinergias e corte de custos gerou um benefício líquido de 3,2 mil milhões de euros. Igualmente forte a liquidez industrial disponível de 62,7 mil milhões de euros. Por tudo isto, a Stellantis decidiu libertar um dividendo ordinário de 3,3 mil milhões de euros. Ou seja, 1,05 euros por ação.

A Stellantis tem uma política de remunerações feita numa abordagem “pay for performance”. Quer isto dizer remuneração pelo desempenho. Ora, com resultados tão positivos, a direção de Carlos Tavares decidiu redistribuir 1,9 mil milhões de euros por todos os colaboradores da Stellantis. 

Os empregados são o coração de Stellantis. Foi graças ao seu contínuo foco na execução e na excelência que conseguimos alcançar resultados recorde no nosso primeiro ano como Stellantis. Todos os funcionários da Stellantis entregaram-se a uma tarefa extraordinária em 2021 de combinar dois construtores automóveis, enquanto se enfrentavam sérios desafios externos. O nosso objetivo é que todos os colaboradores beneficiem do crescimento rentável da empresa. Temos o prazer de recompensar e agradecer aos membros da nossa equipa pelo seu incansável empenho.

Carlos Tavares, Stellantis

Desempenho positivo em todos os mercados

Olhando ao desempenho por mercados, a Stellantis esteve sempre na crista da onda. Na América do Norte, o Jeep Wrangler 4xe foi o modelo plug-in hybrid mais vendido a clientes particulares nos EUA em 2021.  

Na América do Sul, a Stellantis foi líder de mercado em 2021, com uma quota de mercado de 22,9%, tendo também sido líder do mercado de veículos comerciais com uma quota de mercado de 30,9%. 

Paralelamente, na Europa Alargada, a Stellantis foi líder do mercado EU30 em veículos comerciais com uma quota de mercado de 33,7% em 2021. O Peugeot 208 foi o modelo mais vendido no mercado EU30 e o 2008 foi o modelo mais vendido no segmento B-SUV do mercado EU30.

Já no Médio Oriente e África, as entregas consolidadas aumentaram 6%, tendo a quota de mercado aumentado na maioria dos principais mercados, face ao período homólogo anterior.

Já na Índia & Ásia-Pacífico, a Companhia prepara-se para lançar o novo Citroën C3, desenvolvido e produzido na Índia.

Ao mesmo tempo, na China, a Dongfeng Peugeot Citroën Automobile Co. Ltd (DPCA) mais do que duplicou o volume anual de vendas comparativamente a 2020. Isto com 100 mil unidades vendidas. Assim, a Stellantis tornou-se na quarta maior distribuidora de peças do Independent After Market (IAM) na China. Contabilizando um crescimento de vendas de cerca de 30% em termos homólogos.

A quota de mercado global da Maserati cresceu 2,4%, atingindo quotas de mercado na América do Norte e na China de 2,9% e 2,7%, respetivamente, em 2021.