Renault supera expectativas e regressa aos lucros

A Renault supera expectativas e regressa aos lucros. Desde já um resultado surpreendente, olhando aos dois últimos anos.

A Renault supera expectativas e regressa aos lucros. Desde já um resultado surpreendente, olhando aos dois últimos anos. Mas a verdade é que o grupo francês anunciou um lucro de 888 milhões de euros, largamente acima do expectável. Bofetada de luva branca de Luca de Meo. Enfim, o gestor italiano foi criticado pelo seu plano Renaulution e pela ausência de dinamismo, mas parece que devagarinho já arrumou a desavinda casa francesa.

De acordo com um comunicado do grupo Renault, a casa francesa deu a volta a dois anos terríveis de perdas assinaláveis. A crise dos semicondutores, a pandemia de Covid-19 e as trapalhadas de Carlos Ghosn levaram a isso.

Agora, a Renault anuncia um lucro líquido de 888 milhões de euros. Uma recuperação extraordinária depois de em 2019 ter registado o primeiro resultado negativo em dez anos com 141 milhões de euros negativos e uma perda colossal em 2020 de 8,01 mil milhões de euros. 

renault megane e tech electric 5

Simultaneamente, a margem de lucro operacional subiu para os 3,6%, bem acima daquilo que era esperado. Especialmente quando em 2020 a margem de lucro operacional era de 0,8% negativa!

Renault supera expectativas

Para Luca de Meo, CEO do grupo Renault, “o Renault Group excedeu, largamente, os seus objetivos para 2021, apesar dos impactos da pandemia, da crise dos semicondutores e do aumento do preço das matérias-primas.” No mesmo comunicado, o italiano defende que “a boa performance está ligada à estratégia seguida de privilegiar o lucro e não a quantidade e ter uma rígida disciplina financeira.”

Simultaneamente, Clotilde Delbos anunciou que iria abandonar o cargo de diretora financeira do grupo Renault. A francesa que chegou a ser CEO interina no lugar de Carlos Ghosn, quer concentrar-se na Mobilize. Então, ao fim de seis anos como CFO da Renault, Delbos passa em exclusivo para a liderança da marca de mobilidade da Renault.

Clotilde Delbos abandona cargo de CFO da Renault

Apesar disso, Clotilde Delbos vai continuar a trabalhar com Luca de Meo. O sucessor da francesa será Thierry Pieton, o até agora nº2 do departamento financeiro da Renault desde 2020.

Para 2022, a Renault tem como objetivo uma margem de lucro operacional de 4% e, pelo menos, mil milhões de euros de dinheiro no banco. Isto apesar da primeira metade do ano poder escovar quase 300 mil unidades.

Enfim, a Renault quer antecipar já em 2022 o pagamento ao Estado Francês do empréstimo de 5 mil milhões de euros concedido em 2020. A Renault espera liquidar o valor completo até ao final de 2023.