Porsche Macan T chega ao mercado a partir de 87 922€

O Porsche Macan T já pode ser encomendado. A letra T é especial na nomenclatura dos modelos da marca alemã e agora está de regresso.

A letra T é especial na nomenclatura dos modelos da Porsche e serviu para destacar modelos do mítico 911. Foi por isso, com surpresa, que na já completa gama do SUV da casa de Zuffenhausen, surgisse esta variante. O inédito Porsche Macan T chega ao mercado com um motor de quatro cilindros e preço a partir de 87 922 €, podendo ser encomendado desde já.

A letra T surgiu no século passado ligada às primeiras gerações do 911 e determinando os modelos mais acessíveis. Como o 911 T de 1968. Inesperadamente, aparece no Macan. Porém, com outro objetivo: significa desportivo.

porsche macan t

Porsche Macan T é inédito!

Desde já dizer que é a primeira vez que a letra T aparece num carro familiar da Porsche. Aliás, a casa alemã diz isso mesmo ao referir que é o primeiro carro de quatro portas a ter esta designação. Resta saber se o Cayenne e o Panamera ainda vão receber o “T” – que significa… “Touring” sua gama.

O Macan T posiciona-se entre o Macan de entrada na gama e o Macan S. Por isso mesmo e porque o carro seria mais pesado 60 kg, a Porsche decidiu que esta versão só usa o motor de quatro cilindros com 2.0 litros. Agilidade e leveza foram os fatores decisivos na escolha.

Como refere a casa alemã, o peso extra no eixo dianteiro iria prejudicar o comportamento. Perde de forma significativa a performance, bem diferente entre o quatro cilindros e o V6 do Macan S.

porsche macan t 3

Macan T com motor de 4 cilindros

Ainda assim, o bloco tem 265 cv e tem 400 Nm de binário, estando acoplado a uma caixa automática de dupla embraiagem PDK de sete velocidades. A tração é feita às quatro rodas com o sistema PTM (Porsche Traction Management). Apesar disso, o Macan T chega dos 0-100 m/h em 6,2 segundos e toca os 232 km/h.

Do mesmo modo, a suspensão do Macan T tem regulações específicas. A suspensão ativa (PASM) está associada a braços de suspensão em aço e não em alumínio como sucede com os Macan S e GTS.

Esta inédita combinação, diz a Porsche, permite reduzir 15 mm à altura ao solo face ao Macan “normal”. E se optar por vasculhar o catálogo de opcionais encontrará uma forma de rebaixar o carro mais 10 mm. 

porsche macan t 2

Alterações na suspensão para maior agilidade

Juntamente com tudo isso, o Macan T tem barras estabilizadoras específicas, mais duras, rimando melhor com as alterações nos dois eixos.

Alem disso, o Macan T destaca-se por elementos em “cinzento Quartz”, tiras decorativas no para choques dianteiro, capas de espelhos, saias laterais, spoiler no tejadilho e os logótipos T. 

Destaque, ainda, para as jantes de 20 polegadas, as saídas de escape pretas. No interior, os bancos desportivos têm aquecimento, são forrados com couro preto com pesponto cinzento. O volante GT, o cronómetro do pacote Sport Chrono e as soleiras das portas em alumínio com o nome “Macan T”, completam o arranjo interior.

O Porsche Macan T está disponível para encomenda desde já com preços a partir de 87 922 euros.