Painel de instrumentos digital num clássico? Agora é possível!

A Incari, empresa alemã de tecnologia, oferece soluções para a digitalização de interfaces “homem-máquina” para as mais variadas aplicações.

Tem sido um mercado com cada vez maior dimensão e expressão. O restauro automóvel assume hoje as mais variadas formas e feitios, desde a reprodução fidedigna da condição do carro, quando rolou pela primeira vez dos portões das fábricas, até interpretações radicais como o Spectre Type 10 ou os famosos Singer californianos. Posto isto, e porque não um painel de instrumentos digital?

Assim, seria de esperar que surgissem cada vez mais empresas e produtos a gravitar este segmento, como é o caso da Incari. A empresa, sedeada em Berlim, em parceria com a Escola de Design Strate em Bangalore e com os franceses da Design 1880, especializados na eletrificação de carros clássicos desenvolveu soluções para introduzir, nestes modelos, interfaces digitais de última geração. É o caso do painel de instrumentos digital, mas não só…

“Nós e os nossos parceiros juntamos as ferramentas perfeitas, assim como o conhecimento e a experiência, para reconstruir o passado, com vista a um futuro melhor e mais sustentável.

Osman Dumbuya, CEO da Incari

Da teoria à prática

A aventura no mundo dos clássicos já não é nova para a Incari. Através de uma parceria com a Wunderkind Invest, a sua tecnologia está já presente no re-imaginado e-Lorean, uma interpretação 100% eletrificada do icónico DeLorean.

Nesta nova aventura com a Design 1880, a “cobaia” foi um Fiat 500 que ganhou uma motorização elétrica e, claro, um novo painel de instrumentos digital. Não estamos a falar do novo Fiat 500 elétrico que já ensaiámos, mas do original Fiat 500 dos anos 50 e 60.

O pequeno ecrã mantem as dimensões do velocímetro original, substituindo-o no seu pedestal acima do volante. Nele temos todas as informações relevantes do veículo, como a velocidade ou a carga da bateria, podendo ser personalizado ao gosto do condutor.

banner innovation 2em1 1170x150

Para além disto, existe ainda um suporte magnético para smartphone, com carregamento sem fios e ligação rápida ao novo painel de instrumentos.

Simplificar a complexidade, com Incari Studio

A aposta da Incari passa pela simplicidade na programação e adaptação dos seus sistemas, a cada veículo. Através do Incari Studio, é possível fazer todo o design e desenvolvimento dos instrumentos, adaptando-o às necessidades específicas do projeto, inclusivamente para quem não tenha capacidades de programação.

O uso de uma interface visual simplifica os processos e permite reduzir os prazos de desenvolvimento até 70%. Esta poupança reflete-se também no custo final do projeto, sem comprometer a sua qualidade.

Para os mais curiosos, a Incari disponibiliza uma versão de demonstração grátis durante 14 dias, na qual podemos explorar as funcionalidades da plataforma.