Estes foram os automóveis elétricos ? mais vendidos no mercado nacional

Num ano em que a mobilidade elétrica conheceu um grande avanço, chegaram ao mercado novas propostas. Estes foram os mais vendidos em Portugal.

Já não é novidade que, em 2021, os modelos 100% elétricos registaram um forte crescimento, não apenas na Europa, mas também no mercado nacional. Se na Europa os modelos 100% elétricos tiveram uma quota de mercado de 9,1%, no mercado nacional foram vendidas 13 260 unidades de automóveis elétricos, considerando apenas os veículos ligeiros de passageiros, o que representou um aumento de 69,3% face ao ano anterior.

Durante o ano de 2021 ensaiámos mais de 15 novos modelos elétricos e ainda realizámos a primeira Volta Elétrica a Portugal.

Ainda sobre o mercado europeu, os modelos 100% elétricos conheceram um crescimento de 63,1% em 2021 passando de 538 734 para 878 432 unidades o ano passado. Mas então, e quem serão os principais responsáveis por estes números? Os modelos mais vendidos a nível europeu, serão também os campeões de vendas no mercado nacional? Mais ou menos! Do TOP 5 dos modelos elétricos mais vendidos na europa, apenas dois se incluem no mesmo TOP nacional. Adivinhas quais são?

Conhece as vantagens e preços de TODOS os carros elétricos do mercado

Em 2021 as vendas de carros elétricos aumentaram mais de 69%. Os modelos disponíveis são cada vez mais, e melhores. Aqui estão TODOS!

Ler mais

1º Tesla Model 3

O Tesla Model 3 não lidera apenas o TOP nacional mas também foi o modelo 100% elétrico mais vendido a nível europeu. Longe de ser o melhor elétrico em tudo é um facto que, depois dos sérios problemas que limitavam a produção do modelo mais acessível da empresa de Elon Musk, este foi conquistando mercado.

Imbatível na tecnologia e serviços ao dispor do condutor, aliciante nas autonomias disponíveis e inigualável na simplicidade de utilização, o Tesla Model 3 vendeu em Portugal durante o ano passado, 1140 unidades.

coty tesla model 3

2º Nissan Leaf

Longe de ser novidade, o primeiro modelo 100% elétrico de produção em massa continuou a registar um volume de vendas considerável, pelo menos no mercado nacional já que se formos analisar o mercado europeu o Nissan Leaf não se encontra sequer no Top 10.

Contudo, depois do Model 3 da Tesla, este foi o único modelo a registar vendas superiores a 1000 unidades, mais concretamente 1064 Nissan Leaf foram vendidos no mercado nacional durante o ano de 2021. Feito que se verifica precisamente ao celebrar dez anos de vida.

Nissan Leaf celebra uma década com série especial

Para assinalar os 10 anos do Nissan Leaf a marca lança o Leaf10 com nova cor da carroçaria, novos detalhes exteriores e tecnologias conectadas

Ler mais

3º Renault ZOE

É mais um dos modelos que veio democratizar a mobilidade elétrica. Já na terceira geração e tendo vindo a aumentar a oferta no que a capacidade da bateria diz respeito, o Renault ZOE destaca-se de todos os restantes pela possibilidade de carregar a “pequena” bateria a uma velocidade que poucos conseguem. O elétrico da Renault carrega até 22 kW, desde que se disponha de uma solução que o permita. Desta forma, em cerca de duas horas é possível recuperar a totalidade da bateria. Já se percebeu porque é que a plataforma Uber está repleta de Renault ZOE.

Para um consumo real em cenário misto (cidade e estrada) a rondar os 15 kWh/100 km, é bem possível fazer 350 km com uma carga apenas, não estando muito longe dos 386 km (de acordo com as normas WLTP) anunciados pela marca para a bateria de 52 kWh.

Em 2021, o Renault ZOE vendeu 964 unidades no mercado nacional.

Renault Zoe – Quem o viu e quem o vê!

O Renault Zoe está de regresso e trouxe muitas novidades – novo interior, novo motor e mais autonomia. Num mercado cada vez mais cerrado, temos concorrente à altura.

Ler mais

4º Peugeot e-2008

Num mercado inundado de propostas SUV, a versão elétrica do Peugeot 2008 destacou-se desde logo. Ainda que fora do pódio, é o SUV elétrico mais vendido do mercado, e tudo começou logo no início do ano. Em janeiro de 2021 foram vendidas 60 unidades do Peugeot e-2008, o que representa praticamente duas por dia. Fechadas as contas no final do ano, foram vendidas 769 unidades da versão elétrica do SUV da Peugeot. Já a nível europeu, o 2008 não só foi líder entre os SUV, como foi também o 5º automóvel mais vendido na Europa em 2021 com 190 261 unidades comercializadas.

Um dos seus trunfos foi ter chegado a Portugal exatamente ao mesmo tempo das restantes versões a combustão que lhe servem de base. Aliás, no exterior poucas notas há a fazer, já que este Peugeot e-2008 é em tudo idêntico à versão a combustão e destaca-se no capítulo do espaço.

Durante o nosso ensaio destacamos igualmente o interior e a condução, ao passo que os consumos não nos surpreenderam. Já o interface homem/máquina e as opções como elétrico foram o que mais criticámos.

Peugeot e-2008. Conduzimos o B-SUV elétrico mais vendido ⚡

Será o Peugeot e-2008 uma proposta tão válida que já lhe atribuiu o estatuto de modelo elétrico mais vendido no mercado nacional? Fomos comprovar!

Ler mais

5º Peugeot e-208

A estratégia da marca do leão para este modelo é precisamente a mesma do SUV e-2008. Oferecer uma variante elétrica com base no modelo a combustão, num segmento mais citadino, e disponível desde o lançamento. Foi assim que o Peugeot e-208 conquistou o mercado.

De linhas exteriores muito bem conseguidas e com um interior tecnologicamente avançado para o segmento, o novo Peugeot 208 faz regressar os bons tempos da marca francesa neste segmento.

É capaz de boas autonomias (cerca de 300 km em condições reais) fruto dos consumos comedidos, e tem uma condução muito ágil na cidade, sendo mesmo a versão mais interessante de conduzir de toda a gama 208.

Feitas as contas o Peugeot e-208 vendeu 749 unidades, com o 208 a figurar no quarto lugar dos modelos mais vendidos na Europa em 2021 com 191 220 unidades comercializadas.

TOP 10 Europeu

Por fim, se considerarmos o mercado europeu, apenas três destes se encontram no TOP 10, a saber:

  1. Tesla Model 3
  2. Renault ZOE
  3. Volkswagen ID.3
  4. Volkswagen ID.4
  5. Kia e-Niro
  6. Fiat 500
  7. Skoda Enyaq
  8. Hyundai Kauai
  9. Peugeot e-208
  10. Volkswagen e-UP!