Mudanças na Audi: A1 e Q2 vão acabar. Foco está nos carros de luxo

O paradigma da marca Premium que desce à cave do mercado para vender produtos “mainstream” vai mudar na Audi.

O paradigma da marca Premium que desce à cave do mercado para vender produtos “mainstream” vai mudar na Audi. A casa de Ingolstadt vai descontinuar, para já, a produção do A1 e do Q2, pois o foco vai transferir-se para aquele que é o “core business” da marca: os modelos Premium. É uma estratégia que a maioria da indústria automóvel está a aplicar: deixar de lado os modelos pouco rentáveis e apostar muito nas gamas mais rentáveis e no segmento Premium.

Audi Q2 SQ2 2021 10

Markus Duesmann, CEO da Audi, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, anunciou que o A1 e o Q2 não vão ter sucessor quando terminarem a sua vida útil. Tudo porque, como referiu o CEO da casa dos quatro anéis, a reorganização do grupo VW devolveu à Audi o seu estatuto Premium.

Por isso vamos limitar e reduzir a nossa gama para baixo, desenvolver e alargar a mesma para cima. Ou seja, priorizando outros segmentos, a Audi vai abandonar os carros pequenos e alargar a gama superiores.

Markus Duesmann, CEO da Audi

Recordamos que o A1 foi introduzido no mercado em 2010, sendo “irmão” do VW Polo e SEAT Ibiza. A segunda geração chegou oito anos depois, em 2018. Será a última e deverá ser descontinuado a breve trecho.

Já o Audi Q2 foi apresentado em 2016 como o mais pequeno membro da família de SUV/crossover do construtor.

A Audi perdeu a cabeça! Testámos um Audi Q2 de 58k. Mais que GOSTAR, é preciso GASTAR!

O mais pequeno dos SUV da casa de Ingolstadt renovou-se mas será que o Audi Q2 tem tudo o que precisa para fazer frente à concorrência?

Ler mais

Números são culpados da decisão

Contas feitas, o A1 perdeu 1% das vendas em 2021 (56 883 unidades), o Q2 recuou 6% (53.183 veículos).

O problema com os semicondutores levou os construtores a priorizarem os carros mais rentáveis. “No grupo, estamos a tentar assegurar o melhor resultado possível. Por isso temos de dar prioridade aos modelos com maior margem de lucro” remata Duesmann. 

A Audi segue o caminho dos seus rivais Mercedes-Benz e BMW, com ênfase nos produtos Premium de luxo. 

Quanto à mobilidade elétrica, Duesmann foi claro. “Estamos dentro do plano para colocar o novo carro 100% elétrico na estrada em 2025. Depois disso, vão surgir mais modelos assentes na mesma plataforma que terá variantes na Bentely e na Porsche.”

Audi e-tron – O primeiro de muitos!

A Audi entrou em grande nas soluções 100% elétricas. O e-tron é o primeiro de uma série de modelos eletrificados que o construtor lançará nos próximos anos.

Ler mais