Grupo VW viu esfumarem-se, literalmente, milhões de euros em alto mar

Grupo VW foi atingido pelo incêndio do Felicity Ace a cerca de 1600 km de Lisboa. No interior, 3965 veículos do grupo Volkswagen.

O Grupo VW viu esfumarem-se milhões de euros no Atlântico. O Felicity Ace é um navio de transporte de veículos que tem capacidade para transportar 4 mil veículos ao mesmo tempo. Estava a fazer a ligação entre Emden, na Alemanha (de onde saiu no dia 10 de fevereiro) e o porto de Davisville, Rhode Island, nos Estados Unidos, onde deveria chegar dia 23 de fevereiro. Contudo, antes disso e desconhecendo-se os motivos, incendiou-se ao largo da costa portuguesa, a cerca de 1600 km de Lisboa. Os 22 seus ocupantes foram salvos pela Marinha Portuguesa e por outros barcos. No interior? 3965 veículos do grupo Volkswagen!

Tanto quanto se sabe, o comandante do navio lançou um alerta, reportando que havia fogo em um dos compartimentos de carga. Imediatamente, barcos na área e a Marinha Portuguesa, acudiram ao Felicity Ace e resgataram a tripulação que chegou, sem problemas, à ilha do Faial nos Açores.

barcovw

Grupo VW viu barco à deriva com milhares de carros

Apesar disso, o barco em chamas ficou à deriva no Atlântico, aguardando ser rebocado para o abrigo mais próximo. Acredita-se que seja para os Açores.

Dentro do barco estavam, como referimos, 3965 veículos, todos do grupo VW. Destes, destacam-se 1100 Porsche e 189 Bentley, entre outras marcas do grupo. Navegando sob bandeira do Panamá, este “monstro” dos mares com quase 200 metros de comprimento e 32 metros de largura é usado amiudes vezes pelo grupo VW.

barco vw

Imediatamente após ser conhecido o incidente, o grupo VW lançou um comunicado dizendo que a companhia estava “ciente de um incidente envolvendo um navio de carga de terceiros que transportava veículos do Grupo Volkswagen através do Atlântico. O navio estava a caminho da América do Norte. Neste momento, não temos conhecimento de quaisquer feridos. Estamos em contacto com a companhia de navegação para obter mais informações sobre o incidente”.

Posteriormente soube-se que os modelos em questão eram encomendas com algum tempo de espera. Matt Farah, um blogger norte americano especialista em carros, recebeu uma chamada do concessionário Porsche a dizer-lhe que o seu carro estava entre os perdidos no incidente.

Afinal, quem foi o líder mundial de vendas em 2021?

A crise dos semicondutores mergulhou o mercado mundial numa crise que, pelo visto, não tocou a todos. Uma crise que não teve impacto no líder mundial de vendas.

Ler mais

Porsche disponibiliza auxilio aos clientes

Por seu turno, a Porsche enviou um esclarecimento dizendo que “embora seja ainda demasiado cedo para confirmar o que ocorreu e os próximos passos, estamos – juntamente com os nossos colegas da Porsche AG – a apoiar os nossos clientes e os nossos concessionários o melhor que podemos para encontrar soluções. Qualquer pessoa preocupada com este incidente e com as implicações sobre o carro que encomendou deve contactar o seu concessionário Porsche”.

Enfim, uma situação pouco agradável para quem tem “stocks” tão curtos nesta altura e para quem estava à espera há muito tempo do seu carro. Porém, esta não foi a primeira vez que o Grupo VW perdeu carga no mar. 

Em 2019, o cargueiro “Grande America” incendiou-se e afundou-se com 2 mil modelos de topo da Audi, Porsche e Lamborghini. Nessa ocasião, desapareceram quatro carros da Porsche avaliados em 400 mil euros cada um…