Fiat completa eletrificação de toda a gama com Tipo e 500X híbridos

Com a chegada do Tipo Hybrid e do 500X Hybrid, a Fiat completa eletrificação de toda a gama.

Com a chegada do Fiat Tipo Hybrid e do Fiat 500X Hybrid, a Fiat completa eletrificação de toda a gama. Ambos estão equipados com tecnologia de 48 volts para ajudar a reduzir consumos e emissões. Analogamente, as mecânicas são as mesmas que são usadas nas novas variantes E-Hybrid dos Jeep Renegade e Compass. Com estes dois modelos eletrificados, toda a gama está equipada com hibridização e uma versão elétrica do 500.

O sistema híbrido da Fiat utiliza um motor de combustão interna com 1.5 litros de quatro cilindros “Fire Fly”. Debita 130 cv e 240 Nm de binário, valores interessantes. Junta-se um motor elétrico de 48V que oferece adicionais 20 cv e 55 Nm de binário. Assim a Fiat completa a eletrificação. A tudo isto foi adicionado uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades e tração às rodas dianteiras.

FIAT 500X Hybrid

Sistema híbrido ligeiro

O sistema usado pela Fiat no Tipo e no 500X é considerado híbrido ligeiro. Porém, os engenheiros transalpinos conseguem que o motor térmico esteja desligado em 47% que dura o teste WLTP e 62% em cidade. Em outras palavras, ambos os modelos têm capacidade para arrancar, estacionar e até andar em modo elétrico.

Contas feitas, o sistema híbrido consegue reduzir o consumo face ao diesel em 0.3 l/100 km em ciclo urbano. Quanto ao 500X, emite menos 11% de CO2 face ao 500X a gasolina.

De acordo com as indicações da Fiat, o Tipo Hybrid acelera dos 0-100 km/h em 9 segundos, o 500X Hybrid em 9,4 segundos.

Fiat completa eletrificação

Para diferenciar os novos modelos, a Fiat colocou na traseira um símbolo “Hybrid”. Nesse sentido, o resto são as alterações que foram feitas na mais recente versão do 500X. No caso do Tipo, a versão SW Cross também beneficia do sistema híbrido.

Os carros vão chegar ao mercado em abril, mas vão poder ser encomendados já no final deste mês. Contudo, ainda não são conhecidos os preços em Portugal.