Escape Livre apresenta calendário muito ativo para 2022

O Clube Escape Livre apresentou oficialmente o seu Calendário de Atividades para 2022. A conferência teve lugar na Câmara Municipal da Guarda.

Na sala António Almeida Santos, no edifício da Câmara Municipal da Guarda, a direção do Clube Escape Livre apresentou o calendário de atividades para 2022, mas abriu já o palco para 2023. Já este ano serão mais de meia dúzia de atividades fora de estrada, duas para automóveis clássicos e desportivos, e ainda três relacionadas com o desporto motorizado em três categorias distintas. Um ano que promete!

Ainda com as regras da pandemia aplicadas ao espaço e aos presentes, foi perante uma plateia diversificada e interessada, onde se destacavam as presenças do presidente do Município da Guarda, Sérgio Costa, da vereadora do Turismo, Diana Monteiro, do presidente da Assembleia Municipal, José Relva, do presidente da Junta de Freguesia, João Prata, da vice-presidente do Município de Pinhel, Daniela Capelo, do Adjunto do Município de Trancoso, Bruno Veiga, da coordenadora dos Territórios do Côa, Catarina Moura, do IPG, Rui Formoso, do coordenador das Termas do Centro, Adriano Ramos para além do diretor da Rádio Altitude, Luis Batista Martins, do administrador da Matos & Prata, José Prata, e o representante da BARDAHL em Portugal, Luis Batista, que o presidente e vice-presidente do Clube Escape Livre e o diretor criativo  apresentaram um calendário repleto de eventos e novidades.

«Não deixa de ser marcante para a Guarda, possuir no seu território a mais antiga rádio local portuguesa e o mais antigo programa de rádio sobre automóveis em Portugal no ativo. Quando muitas vezes falamos com algum descontentamento do nosso subdesenvolvimento, há exemplos que nos lembram que estar no Interior, não é nenhuma fatalidade. O Clube Escape Livre é um desses exemplos. Nascido na Guarda, é hoje uma referência a nível nacional, na organização de eventos, dedicados ao mundo automóvel. De um programa de rádio, evoluiu e cresceu, dando origem a uma organização, que além de promover o automóvel, realiza marketing territorial de uma forma exímia. É aqui, que o Clube Escape Livre desenvolve uma das suas melhores performances, o seu inegável “serviço público”.»

Presidente do Município da Guarda, Sérgio Costa
AP. CALDENDARIO ESCAPE LIVRE 2022 28

Muito todo o terreno turístico e de lazer preparado para 2022

Na programação apresentada, o todo-o-terreno turístico e de lazer arranca, numa colaboração de 12 anos com a Junta de Freguesia da Freineda,  com o Raid do Bucho e Outros Sabores de 18 a 20 março entre a serra da Estrela e a raia Beirã com término na Freineda com a Festa do Bucho e a Recriação Histórica das Invasões Francesas, e que traz a JEEP e a BARDAHL, marcas de renome mundial, para a esfera do Escape Livre.

A Aventura Dacia de 6 a 8 de maio percorre as terras de Bandarra e do Demo passando pela Mêda e Vale do Côa. Ainda em maio o She´s Mercedes Off Road Experience, de 27 a 29, torna a reunir as condutoras Mercedes-Benz num passeio entre a Nazaré e Lisboa. Em junho, de 15 a 19, o Off Road Caminho de Salomão é aguardado com muita expectativa e liga Belém a Castelo Rodrigo com a Suzuki como marca oficial.

Após o verão o Escape Livre regressa ao TT com o Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Santiago, de 30 de setembro 4 de outubro, seguindo-se o Mercedes-Benz 4MATIC Experience, entre a costa alentejana e Lisboa, para a época terminar com o já muito aguardado Raid TT Vinhos Beira Interior, em Pinhel de 18 a 20 de novembro.

Ainda no TT a grande aventura Internacional é o Off Road Bridgestone First Stop Marrocos que leva uma caravana de aficionados a Marrocos de 23 de abril a 1 maio.

Novas aventuras para automóveis clássicos!

Nos automóveis clássicos o Escape Livre encerra o périplo que fez pelas Termas do Centro com a terceira edição do Termas Centro Classic Cars a partir de São Pedro do Sul no fim-de-semana de 1 a 3 de abril. Já o Classic Cars Tour, regularidade e turismo, regressa aos concelhos da Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel no fim-de-semana de 3 a 5 de junho, com a novidade da atribuição do Troféu João Queiroz, de forma a manter presente a memória de um amigo, de um natural da Guarda e grande entusiasta das provas de regularidade.

A competição mantém no calendário do Escape Livre três grandes eventos e todos de características bem diferentes.

O Guarda Racing Days, única prova em Portugal aberta a quatro categorias distintas de veículos, tem lugar a 2 e 3 julho e promete reunir, de novo, grandes nomes do automobilismo nacional. Ainda em julho, Figueira de Castelo Rodrigo recebe o já tradicional e reconhecido Slalom para duas provas do Campeonato de Portugal de Perícias, sábado dia 23 e domingo 24 de Julho. E o fim-de-semana de 20 e 21 de agosto está já marcado na agenda dos milhares de entusiastas do DRIFT para assistir a mais uma ronda do Campeonato no Drift de Pinhel, mas também à primeira edição da Taça Intercontinental com pilotos que vêm de Espanha, França, Suíça e Brasil.

2022 não é só sobre automóveis…

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques com que todos os anos se abrem as celebrações da Cápsula do Tempo Guarda 2050 continua a atribuir 1000€ a entidades de solidariedade social do concelho. Depois, a 1 de julho, o Clube Escape Livre, IPG e Rádio Altitude com a Câmara Municipal da Guarda e Freguesia da Guarda e o apoio da SPAL, Transportes Bernardo Marques, CAUNY e COFICAB, tem lugar o programa do nono aniversário da Cápsula do Tempo.

O Museu da Miniatura Automóvel não existiria sem o Clube Escape Livre que decidiu aproveitar a disponibilidade das miniaturas automóveis do colecionador Fernando Taborda, postas à disposição do Clube, para criar, na região, um espaço museológico ainda não existente em Portugal. Foi a Câmara de Gouveia que aderiu ao desafio do Clube Escape Livre e o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia completa, agora, 15 anos, esperando o Clube em parceria com o Município e a colaboração de Fernando Taborda preparar um programa para assinalar tão importante data.

Durante a conferencia de imprensa e na fachada principal do edifício do Município estiveram estacionados vários carros alusivos às provas do Escape Livre e que agora até 27 de fevereiro vão ficar em exposição no Centro Comercial La Vie na Guarda.

Este ano, o Programa Escape Livre, da Rádio Altitude, celebra 49 anos!

Data importante é também a que se aproxima para o Programa Escape Livre que deu origem ao Clube. Criado em 1973 por Luis Celinio, o Escape Livre é o mais antigo programa de rádio sobre automóveis em Portugal e a caminho dos seus 50 anos na Rádio Altitude lança um relógio comemorativo, numerado e de edição limitada realizado expressamente para esta ocasião pela CAUNY, marca de relógios de renome mundial. E que já pode ser reservado!

As iniciativas, os passeios e as provas que apresentámos denotam a grande ambição de continuarmos a ser a referência na promoção e divulgação do nosso território. E, como demonstrámos com factos e números, os Municípios, Empresas e Instituições que apostam neste território confiam no Escape Livre para parcerias que o dinamizam”. A nossa história começou a 13 de fevereiro de 1973 na Rádio Altitude, reforçou-se a 12 de setembro de 1986 com a fundação do Clube, caminhando agora com otimismo para os 50 anos.

Luis Celinio, presidente do Clube Escape Livre
RELOGIO 50 ANOS PROGRAMA ESCAPE LIVRE web

E já há novidades para 2023…

Circuito das Beiras

Em 1903 teve lugar em Portugal uma das primeiras provas de automóveis – a terceira realizada no nosso país, a segunda em estrada aberta e a primeira a ligar a planície à montanha. A corrida, que saiu de Coimbra para Castelo Branco seguindo para a Guarda e regressando a Coimbra, chamou-se “Circuito das Beiras” e foi ganha por José Caetano de Tavares e Mello, ao tempo importador dos automóveis Darracq e dos motociclos Werner.

120 anos depois o Clube Escape Livre irá organizar o Circuito das Beiras para automóveis clássicos, seguindo o trajeto original, de acordo com os constrangimentos atuais, procurando assim um sucessor para Tavares e Mello e para o Darracq, a dupla vencedora de 1903.

O Circuito das Beiras de 2023 terá ainda o extraordinário aliciante de coincidir com o lançamento do livro “O Circuito das Beiras” do historiador José Barros Rodrigues, recebendo todos os participantes a oferta de um exemplar autografado pelo Autor e pelo vencedor da prova. O livro fará uma descrição tão exaustiva quanto possível dessa corrida bem como dos acontecimentos automobilísticos que a antecederam: as provas de automóveis e de motos, os recordes, o comércio automóvel ou a legislação, entre outros. Constitui, por isso, uma oportunidade para recordar esses tempos pioneiros em que andar de automóvel, mais de que uma aventura, era uma epopeia carregada de incertezas.

Todos os pormenores serão revelados em conferência de imprensa no último trimestre deste ano.

Circuito das Beiras

Dar neve a Lisboa

Em 2021 o Clube Escape Livre e a Marinha do Tejo cumpriram a secular tradição de “Dar Neve a Lisboa” para que nos antigos armazéns de gelo do Martinho da Arcada se voltasse a tomar neve da Serra da Estrela e sorvetes como antigamente.

Esta ação mediática que chamou a atenção para uma tradição que remonta a 1619 quando o Rei fazia chegar à Corte neve fresca da Serra da Estrela, entre os meses de maio e setembro, vai em 2023 transformar-se num passeio turístico e de lazer por fora de estrada.

Desta forma e como em outros passeios do Escape Livre, será possível aos participantes percorrerem fora de estrada alguns dos antigos caminhos por onde passaram os cavalos e carroças com gelo até embarcarem nos barcos para atravessar o Tejo.

O que igualmente os participantes do Dar Neve a Lisboa de 2023 poderão fazer em colaboração com a Marinha do Tejo. Limitado a 30 equipas, ainda este ano serão divulgadas mais informações deste Off Road Dar Neve a Lisboa.

Dar Neve Lisboa 4524