Diário de bordo. O nosso Volvo XC40 deu as boas vindas a uma nova geração

Antes da viagem até à cidade mais alta, o nosso Volvo XC40 ainda trouxe para casa o mais recente membro da 3ª geração do Clube Escape Livre!

Se tem acompanhado o nosso “Diário de bordo” ao volante do Volvo XC40 P8 Recharge, certamente estaria à espera da nossa viagem até à Guarda para colocar o SUV elétrico da Volvo à prova numa viagem longa de 300 km em auto-estrada. De facto, depois do último artigo, era o que estava previsto… Contudo, e como dizia o poeta, outros valores mais altos se levantam! Entretanto, o mais recente membro da 3ª geração do Clube Escape Livre decidiu nascer!

Foi isso mesmo e, claro está que, nestas situações a segurança está em primeiro lugar! Foi por isso que o nosso recruta Volvo XC40 Recharge ao serviço do nosso “Ano Elétrico“, foi chamado para a missão. Transportar, em segurança, esta nova geração acabada de chegar! Se quando eu nasci o meu pai foi “obrigado” a trocar o Fiat 127 com que fazia algumas provas desportivas, devido ao excesso de ruído e pouca segurança, pela mais recente novidade do mercado automóvel naquela altura, um “espetacular” Fiat Uno(!), eu não podia ter feito a coisa por menos e requisitei os serviços do nosso Volvo XC40 100% elétrico. Afinal, a segurança está sempre em primeiro lugar!

O Duarte veio para casa com toda a segurança, no máximo silêncio possível, e com zero emissões poluentes, contribuindo para um amanhã melhor. Uma nova geração que nasce num dos períodos mais desafiantes para a indústria automóvel que se tenta reinventar em tempo recorde. Não é apenas a eletrificação. É a segurança. É a tecnologia. E a condução autónoma? Será que aos 18 anos a prioridade dele será a carta de condução, tal como foi comigo? Honestamente duvido(!), e isso inquieta-me!

A Volvo Cars é líder em segurança automóvel

Se há construtor para o qual a segurança sempre foi também a principal propriedade, esse construtor é a Volvo. Desde 1927, ano em que o primeiro Volvo se fez à estrada, que a segurança está intrínseca nos genes da marca. Podíamos falar do cinto de segurança de três pontos, inventado pela Volvo em 1959, e para o qual abdicou de todos os direitos da patente de forma a que todos os construtores pudessem equipar os seus automóveis com algo que viria a salvar milhões de vidas, mas também do vidro laminado. Esta inovação foi estreada pelo PV444 e fazia com que o vidro mantivesse os estilhaços únicos após uma quebra, por exemplo em caso de acidente.

Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.

Assar Gabrielsson & Gustav Larson – Fundadores da Volvo

Para além destes, são muitos os sistemas que, ao longo de mais de 90 anos, foram sendo lançados pelo construtor sueco com o intuito de salvar vidas. Até o sistema “City Safety”, atualmente presente em praticamente todos os automóveis do mercado, foi algo inicialmente lançado pela Volvo para prevenir os acidentes a velocidades reduzidas.

Ora, tendo isto em mente no momento em que estamos em vias de transportar aquilo que para nós passa a ser, de um momento para o outro, o mais importante do mundo, não podia deixar de aproveitar o Volvo XC40 Recharge para dar as boas vindas ao mundo ao meu filho. Sim, porque na realidade foi a bordo do SUV da Volvo que ele fez a sua primeira viagem. A primeira de muitas viagens…

E a segurança infantil?

É aqui que entra uma outra variante do mesmo tema. A segurança infantil! Enquanto para nós, adultos, a segurança está nas mãos apenas do construtor automóvel, quando falamos em crianças ou bebés a situação já é bem diferente. Para além do automóvel em si, há muito mais a ter em conta nesta área.

E se falar em segurança automóvel é falar na Volvo, falar em segurança infantil é falar na Cybex. Assente numa estratégia de três frentes, em que uma delas é também a segurança, a marca é líder em segurança infantil. Desde 2014 faz parte de uma das empresas líderes globais de produtos juvenis com mais de 25 anos em pesquisa e desenvolvimento, definindo atualmente os padrões globais de segurança, inovação e design.

Rapidamente damos conta que, para os nossos filhos, só queremos o melhor! A Volvo e a Cybex são o que de melhor podemos pedir em segurança.

Porque Segurança, nunca é demais!

No nosso caso, para além do SUV da Volvo, escolhemos a muito premiada cadeira Cloud Z i-Size da Cybex. Para além de ter uma estrutura absorvente de energia que reduz até 25% o impacto, conta com um sistema de proteção lateral que, em caso de acidente, reduz as primeiras forças de impacto. Já a base conta com fixação Isofix e mecanismo de rotação, e que sem qualquer dificuldade se encaixou no Volvo XC40. Neste caso obriga-nos a viajar com a cadeira no sentido inverso à marcha, como tem de ser. Curiosamente mais uma invenção da Volvo que em 1972 criou a primeira cadeira em posição invertida. Desta forma a energia de um impacto é distribuída sobre uma área maior. Mais uma vez… a segurança! A marca está na vanguarda da investigação e segurança infantil desde a década de 1960!

Por fim, e como nestes primeiros tempos é tudo novidade e, naturalmente, exige alguma adaptação, contamos ainda com o Sensor Safe, um dispositivo que alerta para várias situações, como por exemplo a temperatura do bebé. Bom, mas este é outro tema do qual oportunamente falaremos…

Surpreendentemente é nesta altura que alguns items de equipamento também começam a fazer mais sentido. É o caso, por exemplo, do porta bagagens com abertura sem mãos. Acreditem que, quando numa mão vai o nosso filho dentro do ovo, e na outra toda a bagagem, poder abrir o porta bagagens apenas com um “golpe” de perna, é realmente muito prático e útil.

E o espaço?

É também nesta ocasião que começamos a dar outro valor ao espaço, principalmente o espaço de carga… Para além das bagagens e de tudo aquilo com o qual já tínhamos que contar, passamos a precisar de espaço para o carrinho de bebé, para a alcofa e para as demais coisas do novo ser. Felizmente que, mais uma vez, o Volvo XC40 Recharge não desilude, apesar de um ligeiro decréscimo de espaço em prole das baterias.

São mais de 400 litros de capacidade e nem mesmo os cabos de carregamento atrapalham pois podem ser guardados nos 31 litros da bagageira da frente! Por outro lado, com todo o espaço que os dispositivos de segurança infantil ocupam (base + ovo), e a necessidade de avançar o banco do pendura, ainda foi possível manter algum espaço para… uma eventual boleia!

Sim, porque no momento de rumar a casa, e depois da peripécia que é a primeira colocação do cinto de segurança na cadeira do bebé, é quando nos apercebemos que, durante os próximos tempos, em todas as deslocações, deixaremos de ter companhia no banco do lado e somos promovidos a… chauffeur! A boa notícia é que podemos desativar o airbag do passageiro. Por isso Duarte… um dia vamos dar uma volta sem a mãe! ?

Depois da chegada deste membro da nova geração, prometemos que a tal viagem de 300 km até à cidade mais alta é já a próxima “página” deste nosso Diário de bordo de um ano elétrico ao volante do Volvo XC40 Recharge.

Pub ADN Energy leaderboard