BMW planeia fazer regressar o Série 6 para substituir os Série 4 e 8!?

Quando chegarem ao final do seu ciclo de vida, os BMW Série 4 e Série 8 serão substituídos por um novo Série 6, naturalmente, eletrificado.

Quando chegarem ao final do seu ciclo de vida, os BMW Série 4 e Série 8 serão substituídos por um novo Série 6, naturalmente, eletrificado. Amante do automóvel que se preze lembra com carinho o 635 CSi, o primeiro Série 6 que nasceu em 1976. Veio ocupar o lugar do BMW E9 e viveu até 1989 quando foi substituído pelo primeiro Série 8, menos desportivo e mais GT.

Mas a BMW quis fazer regressar o Série 6. Depois do Série 8 ter desaparecido do catálogo da casa bávara em 1999, a BMW colocou em banho maria o sucessor que acabaria por surgir em 2004 como Série 6 e desenhado por Chris Bangle.

bmw coupe dessin

Uma terceira vida foi dada ao coupé da BMW entre 2011 e 2017, surgindo um “dejá vu” quando acabou substituído por um Série…8 a partir de 2018. Agora, esse “dejá vu” prolonga-se, pois, rumores dizem que o Série 6 estará de regresso e breve prazo para ocupar o lugar do Série 8.

Série 6 regressa!

Segundo fontes internas da BMW, o Série 8 Gran Coupe manter-se-á no catálogo, mas o coupé e o Série 4 acabam para dar lugar ao novo Série 6. Se esta informação for correta, o Série 4 vai ter, apenas, duas gerações (o mais recente está à venda desde 2020).

Esta é uma estratégia que a rival Mercedes-Benz vai seguir ao acabar com o Classe C e o Classe E de duas portas colocando no seu lugar um CLE, inovador e diferenciado.

Razões para duas marcas Premium acabarem com alguns modelos? Desde logo o facto dos carros emotivos – como os coupés – terem desaparecido das gamas “mainstream” e sobrevivido com enormes dificuldades nos Premium.

São carros pouco rentáveis e que rimam mal com a eletrificação, mesmo que as marcas Premium possam cobrar mais que uma marca generalista. Os volumes são cada vez menores e essa rentabilidade está colocada em causa.

E como a BMW e a Mercedes-Benz, tal como a Audi, não são tão Premium como Ferrari ou a Rolls-Royce, modelos como o BMW Série 8 são cada vez menos sustentáveis.

Portanto, o novo Série 6 – ou o novo modelo que aí vem – será um coupé menos imponente que o Série 8 e ligeiramente maior que o Série 4. Ou seja, entre 4,6 a 4,8 metros e capacidade para quatro pessoas.

Será baseado na nova plataforma modular que está a ser ultimada, tendo o nome de “Neue Klasse”, para ser lançada em 2025. Obviamente que será eletrificado, pois, esta nova base da BMW está pensada para albergar qualquer tipo de motorização. A oferta será, assim, mista. Tudo isto será confirmado, talvez, em meados deste ano.