Alpine F1 Team apresentou arma para 2022 com novas cores

A Alpine F1 Team apresentou em Paris o novo A522/Renault, a arma da equipa francesa para 2022, pintado de azul e rosa.

Decorreu em Paris a apresentação do novo A522/Renault, a arma da Alpine F1 Team para 2022. Depois de um ano que serviu para acolher Fernando Alonso e preparar a nova regulamentação, tudo está diferente na equipa gaulesa. E para sublinhar o compromisso e empenho do grupo Renault na aposta na Fórmula 1, ao lado de Laurent Rossi, CEO da Alpine, esteve Luca de Meo, o CEO do grupo Renault.

Na temporada que abraça a maior alteração regulamentar em 72 anos de história da Fórmula 1, a Alpine está desde 2019 a olhar paras folhas do novo regulamento. Depois da pandemia de Covid-19, tudo foi alterado, incluindo o cronograma da equipa. 

BWT Alpine F1 Team Launch A522a Blue single seater

Novo carro e novo motor na Alpine F1 Team

O adiamento do novo carro para 2022 acabou por prejudicar a temporada de 2021. Mas como referiu Mike Harman, responsável técnico da Alpine F1 Team, acreditam que têm um bom pacote aerodinâmico e um motor que conseguirá lidar com o novo combustível.

O A522 revelado é diferente daquele que estará em pista amanhã em Barcelona, mas exibiu as novas cores da Alpine que, agora, se chama BWT Alpine F1 Team. E como o cor-de-rosa é uma espécie de afirmação da empresa austríaca BWT, a equipa vai surgir nos dois primeiros Grandes Prémios. com o carro predominantemente cor-de-rosa, regressando a uma decoração mais “normal” com a maioria da carroçaria pintada com o azul da Alpine.

BWT Alpine F1 Team Launch A522g Blue single seater

Eduardo Freitas. O Português é o novo diretor de corrida da Fórmula 1

Eduardo Freitas é, juntamente com Niels Wittich, o novo diretor de prova da Fórmula 1, colocando Portugal no topo do desporto automóvel.

Ler mais

“Limpeza” interna

A equipa francesa conheceu profunda remodelação depois da intervenção de Luca de Meo. Saíram Marcin Budkowski e, sobretudo, Alain Prost. Se o primeiro manteve o “low profile” e limitou-se a dizer “gostei muito de fazer parte da liderança da equipa Renault e da Alpine, trabalhando com gente tão talentosa. Agora, estarei a ver o progresso da equipa no futuro.”

Já o campeão do Mundo de Fórmula 1 saiu de costas voltadas para a equipa, disparando para todos os lados. Alain Prost chegou à Renault em 2017, mas o piloto de 66 anos, conhecido como Professor, saiu no início deste ano. “Estou muito desapontado!” disse Prost, “como a notícia foi dada.” E acusou Laurent Rossi, o CEO da Alpine, de ser invejoso e da sua saída estar ligada com a de Marcin Budkowski, por decisão expressa do CEO. 

Enfim, não deixou de dizer que “recusei uma proposta feita no Abu Dhabi para 2022 por causa das relações pessoais e tinha toda a razão!” 

BWT Alpine F1 Team Launch A522 Otmar Szafnauer
Otmar Szafnauer

Nova liderança na Alpine F1 Team

Afastados estes elementos, a Alpine F1 Team passa a ser gerida por Otmar Szafnauer, vindo da Aston Martin com Pat Frey a manter a chefia da direção técnica e Mike Harmon a cuidar da parte técnica. Reportando, todos, a Laurent Rossi, o CEO. Bruno Famin passa a ser o diretor executivo para a performance.

Ao mesmo tempo alinhamento de pilotos será o mesmo, com Fernando Alonso e Esteban Ocon, com Oscar Piastri a ser o piloto de reserva da equipa. Ele que é o campeão em título da FIA F2.

Pilotos entusiasmados

Esteban Ocon revelou-se “muito entusiasmado, claro, não só por ver o A522 pela primeira vez, mas também por conduzi-lo pela primeira vez esta semana. É sempre um privilégio conduzir um carro de Fórmula 1 pela primeira vez, pois conhecemos todo o trabalho árduo que se tem desenvolvido nos bastidores de ambas as fábricas em Enstone e Viry. E de todas as muitas pessoas talentosas que lá trabalham nos diferentes departamentos. Esse sentimento e responsabilidade são verdadeiramente únicos e muito especiais. Sinto-me preparado, sinto-me fisicamente preparado, por isso, vamos à pista e ver o que temos nas nossas mãos este ano! 

BWT Alpine F1 Team Launch A522k Blue single seater

Para o veterano Fernando Alonso, a felicidade é grande. “Regressei à Fórmula 1 por causa deste novo regulamento. Foi adiado e estive ano e meio à espera!” Mas, finalmente chegou a hora. O espanhol referiu, também, que “tenho trabalhado arduamente para estar pronto para a nova temporada. O carro está fantástico com os novos regulamentos e eu gosto da nova decoração. Temos um novo motor e estamos confiantes de que tivemos um bom desenvolvimento para esta nova geração de carros. Não saberemos onde todos estão até ao Bahrein, mas estamos entusiasmados por levar o carro para os primeiros testes desta semana. Espero que os novos regulamentos tenham funcionado e que este ano consigamos mais emoção nas corridas.”