VW e Bosch unem esforços para a condução autónoma

O desenvolvimento de sistemas de condução autónoma vai unir a Cariad e a Bosch numa empresa que vai agregar mil colaboradores das duas companhias.

O desenvolvimento de sistemas de condução autónoma vai unir a VW – e a sua participada Cariad – e a Bosch numa empresa que vai agregar mil colaboradores das duas companhias. Será através da Cariad, empresa que aglomera todos os esforços em termos de software do grupo VW, que o gigante alemão entra nesta parceria.

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de ajudas à condução e de condução autónoma. Estas serão usadas nos modelos de todas as marcas do grupo Volkswagen. Isto para lá de outras ideias que possam surgir no futuro.

Raetzke MAIN i

De acordo com o comunicado das duas empresas, serão desenvolvidos sistemas de condução autónoma de nível 2 para condução urbana e extraurbana que serão usados a partir de 2023. O programa inclui condução autónoma de nível 3 para determinadas situações como a condução e autoestrada. Este sistema está mais atrasado que os restantes. Desta forma não há ainda data para ser utilizado.

Tecnologia a aplicar nos modelos Volkswagen

Quer isto dizer que os modelos do grupo Volkswagen vão usar condução autónoma com controlo de direção, acelerador e travagem por parte do condutor (Nível 2) ou sistema de condução autónoma sem intervenção do condutor (Nível 3), mas exigindo a presença e vigilância do condutor.

Por seu turno, a Bosch decidiu destacar o milhar de colaboradores de ambas as companhias que vão ser envolvidos no projeto, mas nem a Bosch nem a VW revelaram o tamanho da bolsa de investimento. Ficou claro, entretanto, que o mesmo grupo que vai desenvolver a condução autónoma de nível 2 e 3, vai-se debruçar sobre um sistema totalmente autónomo. Sistema esse que será usado num futuro mais longínquo.

É um instrumento chave para o futuro da nossa indústria. Sublinha a nossa ambição de oferecer as melhores soluções possíveis aos nossos clientes o mais depressa possível.

Dirk Hilgenberg, CEO da Cariad