Sony volta aos automóveis no CES 2022 com o Vision-S 02

Depois do Vision S, um carro 100% elétrico e carregado de tecnologia, a Sony regressa com uma, inevitável, versão SUV do Vision-S.

A casa japonesa já tinha feito uma ameaça com o Vision S, um carro 100% elétrico e carregado de tecnologia. Agora regressa com uma, inevitável, versão SUV do Vision-S. É o Sony Vision-S 02. O Vision-S foi uma iniciativa da Sony que tem como objetivo contribuir para a evolução da mobilidade sustentada. Foi apresentado no CES 2020 e depois de muitos avanços e recuos, foi colocado em testes públicos na Europa no mês de dezembro desse ano.

Mais tarde, a Sony submeteu o Vision-S a testes de segurança e de utilização das suas tecnologias no exterior e no interior do carro e, ainda, uma nova interface homem-máquina (HMI). Em abril do ano passado, a Sony iniciou os testes com a conectividade 5G e tem estado a desenvolver o conceito sempre com propulsão 100% elétrica.

Sony presente no CES 2022

Ora, na edição 2022 do CES (Consumer Eletronics Show), a japonesa anunciou e revelou o Sony Vision-S 02, a versão SUV do Vision-S. Utiliza a mesma plataforma tecnológica, mas agora com mais espaço interior, possibilidade de 7 lugares. Desta forma a marca pretende estender a sua oferta tecnológica a um público diferente e menos conservador.

O novo Sony Vision-S 02 tem 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,65 m de altura. Tudo isto para uma distância entre eixos de cerca de três metros, e um peso total de quase duas toneladas e meia! Com estes dados é óbvia a concorrência direta com o Tesla Model X. Para além disso, estará equipado com dois motores (um em cada eixo). Cada um será capaz de uma potência de 200 kW, o que prevê uma potência total combinada de 544 cv.

Sony Vision specs

Depois desta aparição, tudo leva a crer que o Sony Vision-S 02 passará em breve à realidade.

A Sony quer acelerar a sua presença na mobilidade e desenvolver os seus conceitos tecnológicos. E, para isso, a Sony vai criar uma empresa operacional denominada “Sony Mobility Inc.” na primavera de 2022. Esta será a ponta de lança que introduzirá e explorará a melhor forma de introduzir a Sony na indústria automóvel.

A nova empresa terá como objetivo fazer o melhor uso das tecnologias de IA e robótica. De igual forma pretende ajudar a realizar um mundo onde todos possam viver em harmonia com os robôs diariamente, encher as pessoas de emoção, e contribuir para a sociedade.

Com a VISION-S, que contribui para a evolução da mobilidade, juntamente com o robô de entretenimento autónomo aibo, e o drone Airpeak, a Sony procurará continuar a criar novos valores numa variedade de campos.