Rali de Monte Carlo: Loeb ganha duelo intenso com Ogier

A 90ª edição do Rali de Monte Carlo teve como destaque a luta entre os dois pilotos que venceram 17 dos últimos 20 campeonatos do Mundo de Ralis. Ganhou Loeb, mas a luta foi… intensa!

A 90ª edição do Rali de Monte Carlo teve como destaque a luta entre os dois pilotos que venceram 17 dos últimos 20 campeonatos do Mundo de Ralis. Quem ganhou foi Loeb, mas a luta foi… intensa! Quando chegou ao fim do Rali de Monte Carlo , Sebastien Loeb ainda não sabia que tinha acabado de ganhar pela 8ª vez da prova monegasca.

Rubricou assim a sua 80ª vitória no Mundial de Ralis e destronou Bjorn Waldegard como o piloto mais velho a ganhar no WRC. Ofereceeu a Isabelle Galmiche o seu primeiro sucesso no WRC na sétima prova do mundial que disputou.

WRC MonteCarlo 2022 Michael Jurtin 17

Sebastien Loeb tornou-se, também, no mais velho a liderar uma prova do WRC. Passou a ser o piloto com mais vitórias em troços no Monte Carlo, desempatando com Walter Rohrl. Finalmente, ofereceu à Ford o seu 92º sucesso no Campeonato do Mundo de Ralis.

WRC 2022 Rd.1 363

Híbridos foram um sucesso

Enfim, foi um fim de semana espetacular para os amantes dos ralis! Estes agora ficam a suspirar pelo facto de Sebastien Loeb e Sebastien Ogier não estarem a tempo inteiro no WRC 2022.

Por outro lado, os adeptos dos ralis têm de ficar felizes já que a estreia dos novos carros híbridos foi um enorme sucesso. São velozes, complicados de pilotar adicionando à sofisticação da tecnologia o talento dos pilotos. Eles que passaram a estar despojados de várias coisas. Por exemplo, da aerodinâmica que colava o carro ao chão e do diferencial central ativo que regulava o carro a seu belo prazer.

O Rali de Monte Carlo, a cumprir a sua 90ª edição foi um sucesso. Revisitou o Turini à noite e passou pelo Sisteron. Pedaço de estrada aberta no inverno exclusivamente para a prova e que, fiel à tradição, reclamou algumas vítimas. Esculpiu-se, assim, uma prova com quase 300 km de troços cronometrados.

WRC 2022 Rd.1 466

Vitória decidida nos últimos troços

A vitória no Monte Carlo foi decidida nos dois últimos troços e a sorte de campeão, desta feita, não quis sorrir a Ogier. Um furo na penúltima classificativa derreteu como gelo ao sol a vantagem 24,6 segundos, transformando-a num atraso de 9,5 segundos. O francês da Toyota ficava com os 14,26 km da “Power Stage” para chegar à 9ª vitória no Principado. Porém, nervoso, Ogier arrancou cedo demais para o troço e o sistema eletrónico de partida averbou-lhe 10 segundos de penalização. Um erro pouco comum para o oito vezes campeão do Mundo.

Sebastien Loeb queria assegurar o resultado para a M-Sport Ford. Na “Power Stage” não arriscou um milímetro e chegou à tomada de tempos com 9 segundos perdidos para o seu rival. Contas feitas, o piloto do Ford Puma Hybrid ganhou o rali por 0,5 segundos, que se transformariam em 10,5 segundos com a penalização de Ogier!

2022MONTECARLO RT 136

Hyundai infeliz, Ford no topo

Se na Toyota e, particularmente, na Ford os sorrisos eram rasgados, na Hyundai era diferente. Era hora era de arrumar a tralha e regressar a Alzenau. Com um mau resultado na bagagem e muito para fazer no i20N Rally1.

Os pilotos da casa sul coreana não se entenderam com o carro, este exibiu forte subviragem e com alguns erros aqui e acolá, apenas Thierry Neuville chegou ao final da prova. Mas só depois de mais uma vez ter de recorrer aos seus conhecimentos de mecânica para reparar uma suspensão partida que quase o colocou fora de prova.

Fora de prova ficaram Ott Tanak – arriscou fazer o Sisteron coberto de gelo com pneus para piso seco e não evitou uma saída de estrada – e Oliver Solberg. O filho do campeão do Mundo de Ralis de 2003 não evitou um despiste que atirou o i20N Rally1 para um buraco de onde só saiu com a ajuda dos espetadores, redesenhando a frente do carro. Um fim de semana para esquecer para a Hyundai. 

Elfyn Evans também não foi feliz. O piloto da Toyota teve um rali de altos e baixos, que culminou com um despiste que o deixou fora dos pontos. Um começo com o pé esquerdo!

DSC1140

Fora da luta pela vitória também ficaram Craig Breen e Kalle Rovanpera. O primeiro estava a fazer a estreia a tempo inteiro no Mundial com a M-Sport Ford e ficou em terceiro. O finlandês não se entendeu com o carro e perdeu muito tempo nos dois primeiros dias. Como ganhou a “Power Stage” ficou na frente do piloto da Ford.

E por falar na Ford, Gus Greensmith chegou ao mundial de 2022 com dois objetivos: vencer pela primeira vez um troço do Mundial de Ralis e conquistar o primeiro pódio. O primeiro deles já foi alcançado com a vitória na sétima prova especial de classificação, Guillaumes/Peone/Valberg, com 13,49 km de extensão.

O britânico ficou no quinto lugar deste Rali de Monte Carlo, seguido de Theirry Neuville, Andreas Mikkelsen e de Takamoto Katsuta.

sp 11730

Na classificação do WRC2, foi o piloto da TokSport, Andreas Mikkelsen quem começou da melhor maneira a defesa do título conquistado em 2021. Foi seguido de uma das maiores promessas dos ralis, o checo Erik Cais e de Nikolay Gryazin.

A próxima prova do Mundial de Ralis 2022 será o Rali da Suécia nos dias 24 a 27 de fevereiro.