Pocket Rockets para 2022. Ano Novo, (pouca) vida nova

Já chegou o novo ano e, claro, não podíamos deixar de fazer a revisão da matéria sobre as novidade de 2022, no mundo dos Pocket Rocket

Como não podia deixar de ser, temos duas tarefas a cumprir neste início de ano. A primeira é desejar-vos a todos, leitores do Clube Escape Livre e seguidores do projeto Pocket Rocket Portugal, um excelente ano de 2022. Já a segunda, é dar-vos a conhecer tudo aquilo que os próximos doze meses vão trazer ao mundo dos Pocket Rocket e Hot Hatch! Curioso? As novidades, como tem vindo a ser hábito, não são muitas e estreias absolutas ainda menos, mas não desanimem! Ainda há muitas (e boas) razões para ficar entusiasmado!

Em baixo deixamo-vos com os pequenos desportivos que vão marcar o novo ano!

Ford Fiesta ST

“Um dos melhores desportivos “pocket-rocket” do momento, senão mesmo o melhor.” Foi assim que, sucintamente, descrevemos o Ford Fiesta ST, quando o conhecemos pessoalmente.

Há pouco mais que se possa dizer sobre o pequeno Ford. Chassis interativo e divertido, potência sempre disponível e um grande salto qualitativo face ao seu antecessor. A sua atualização não foi, por isso, tarefa fácil para a marca americana.

Ford Fiesta ST – Temos Festa!

O Ford Fiesta ST é a melhor surpresa que podíamos esperar da Ford que, com pouco fez muito, mantendo e confirmando a tradição.

Ler mais

Com um grande foco na estética, o renovado Fiesta ST (MK8.5), apresenta-se de cara lavada com um misto de pormenores totalmente novos e outros apenas ligeiramente modificados.

A frente marca a grande diferença. Temos agora uma nova grelha, mais proeminente, a qual passa a receber a oval azul, assim como um design dos faróis completamente renovado.

A estética exterior fica também marcada pelo novo design das jantes de 18”, os farolins traseiros ligeiramente escurecidos e um novo lábio frontal, semelhante ao disponível no Puma ST. Estão também disponíveis para configuração, novas cores de carroçaria, com destaque para a Mean Green estreada também no Puma.

Passando para o interior, temos o novo quadrante 100% digital, envolvido pelo tablier em imitação de carbono mate com pormenores em vermelho. Uma novidade importante são os bancos frontais que deixam de ostentar o nome da Recaro e passam a uma construção com encosto de cabeça integrado e não ajustável. Surgem ainda no volante os controlos do modo de condução, provenientes do ST Edition, versão exclusiva do mercado britânico.

Dinamicamente as diferenças são discretas, com um pequeno aumento de binário na ordem dos 30Nm, mantendo-se a potência inalterada, assim como a suspensão e caixa de velocidades.

Volkswagen Polo GTI

Já nos foi apresentado no início do último trimestre do ano passado, estando disponível para encomenda desde dezembro, mas 2022 é o ano em que o novo Polo GTI entre em pleno no mercado.

Debaixo do capot mantêm-se o bloco dois litros turbo, de quatro cilindros, que nem o investimento agressivo na eletrificação da marca de Wolfsburgo consegue eliminar. Esta unidade motriz com 207cv, é auxiliada por um diferencial eletrónico e está acoplada, exclusivamente, a uma caixa de velocidades automática DSG.

Por fim, a assinatura luminosa segue a linha do Golf, com uma semelhante barra LED, em paralelo com o pormenor em vermelho, a unir as duas óticas frontais. As luzes diurnas são também trazidas do irmão mais velho, passando de cinco a apenas duas.

O interior é, em grande medida, aquele que ficamos a conhecer no ensaio ao novo VW Polo. O destaque da versão vitaminda vai para os bancos com mais apoio e o habitual padrão axadrezado, assim como as siglas que identificam o icónico GTI.

Há, no entanto, um grande elefante na sala quando falamos do benjamim GTI. Os 40 000€ anunciados como preço base pela VW colocam-no perto de propostas como o GR Yaris ou mesmo o maior Hyundai i30 N, fazendo desta uma compra cada vez mais difícil de justificar.

Toyota GR Yaris “GRMN

Não passa, para já, do reino dos rumores, mas a concretização de um GR Yaris ainda mais vitaminado ganha cada vez mais tração com os sucessivos avistamentos em testes no inferno verde.

A unidade de ensaio apresenta várias alterações aerodinâmicas, desde canards frontais até uma proeminente asa traseira. As imagens deixam também ver novas aberturas nas laterias, presumivelmente, para alívio da pressão nas cavas das rodas. Alegadamente o carro de testes esteve já ao volante José Maria Lopez, campeão mundial de WTCC e vencedor das 24h de Le Mans. O desenvolvimento está, por isso, bem entregue.

Passando para o campo da mecânica, é ainda impossível perceber qualquer alteração ao nível da motorização. No entanto, é percetível uma suspensão mais baixa e, por isso, expectável uma revisão extensiva ao nível do chassis.

Tudo isto não passam de suposições informadas, mas espera-se uma confirmação da nova versão no decorrer deste ano.

Mas… afinal não ficamos por aqui.

Hoje mesmo a Toyota deixou antever duas das suas novidades para o Salão Automóvel de Tóquio e nesse tease está presente, nada mais, nada menos, que o novo GR Yaris musculado.

Para além das alterações que fomos conhecendo dos testes, a imagem a preto e branco deixa ver um capot em carbono com saída de ar e a asa passa a ter apoios “pescoço de ganso”.

Venha rápido o Salão de Tóquio!

Toyota GR Corolla

A par do irmão mais novo, o Corolla vai também receber o tratamento Gazoo Racing. Alguns pormenores vão já sendo conhecidos, principalmente pelas discretas dicas que a Toyota vai deixando nos posts na sua conta de Instagram nos Estados Unidos. Ora escondido na sombra de contentores, ora aparecendo fugazmente nalguns vídeos com outros modelos GR.

Através deles conseguimos já saber que partilhará o bloco 1.6 l, três cilindros e a tração integral que a marca nipónica designa de GR-Four. A potência, essa, ainda não sabemos, mas a expectativa é que esteja acima dos 261cv do Yaris. Este valor superior, possivelmente será alcançado, através de um sistema híbrido, tecnologia que a Toyota conhece melhor que ninguém.

Esteticamente, este Corolla vai receber vias mais alargadas, com aberturas para ventilação e novas jantes de cinco raios duplos, previsivelmente de 19”. A frente terá também um desenho revisto, em linha com a filosofia GR, com uma grelha de maiores proporções.

Contudo, nem tudo são boas notícias… é muito provável que o GR Corolla só esteja disponível para o mercado americano.

Um novo concorrente para modelos como o Renault Mégane RS, o VW Golf GTI, o Hyundai i30 N, ou ainda o Honda Civic Type R.

CUPRA Born

Ok, é polémico! Chamar Pocket Rocket a algo como o Born nunca será consensual e mesmo nós, temos as nossas reservas. Mas é hoje, o mais aproximado que temos de um pequeno utilitário elétrico, com credenciais desportivas e, se o futuro é este, o melhor é abraçá-lo o mais cedo possível

Como sabemos, o Born partilha a sua plataforma MEB com o VW ID.3, não começando por isso com uma base propriamente desportiva. Apesar disso a CUPRA preocupou-se em dotar o seu primeiro modelo 100% elétrico de alguns argumento que o tornam um pouco mais dinâmico.

Com esse objetivo em mente, a marca espanhola dotou o Born de uma suspensão mais baixa em 15mm à frente e 10mm atrás, com uma afinação mais desportiva que, como opcional, pode também ser ajustável eletronicamente.

Quanto à bateria, na versão de topo, ela tem mais maior capacidade do que a que encontramos no ID.3, passando agora para 77 kWh. A potência máxima disponível para o Born é, para já, de 231cv.

A travagem foi também intervencionada, passando a ter discos de maiores dimensões nos quatro cantos ao que se junta uma nova direção progressiva.

Na calha estão outras novidades, como o novo MINI ou a nova geração do Suzuki Swift Sport, mas para esses teremos que esperar pelo ano de 2023.

Projeto Pocket Rocket Portugal reforçado

Começamos agora o terceiro ano completo deste projeto, que começou muito humildemente. Ao longo destes anos trouxemos conteúdos e iniciativas inovadoras que, por sua vez, nos abriram horizontes para voos mais altos.

Destaques como a Pocket Rocket Tour, inovadora e um sucesso estabelecido, ou esta parceria com o Clube Escape Livre que nos orgulha a cada edição da nossa rúbrica, motivam-nos e fazem-nos querer cada vez mais e melhor!

Assim em 2022 teremos mais eventos, mais conteúdos, a nossa habitual Tour e parcerias que vão dar aos nossos membros momentos únicos ao volante dos seus pequenos desportivos. A nossa presença digital vai também ser reforçada, tanto nas redes sociais como num website atualizado e com mais conteúdo.

A nossa comunidade é hoje maior do que nunca e um espaço onde se criam amizades e se trocam ideias sobre esta paixão comum, por isso, se há por esses lados um Pocket Rocket ou Hot Hatch, não percam tempo e juntem-se a nós!

close

Subscreve a nossa Newsletter "Livre Trânsito"!

Banner Pocket Rocket 4