O “nosso” Volvo XC40 P8 Recharge. Primeiras sensações ao volante

Como é viver durante um ano com um automóvel 100% elétrico? Contamos-lhe tudo neste diário de bordo, a começar pelo nosso companheiro nesta aventura.

O Volvo XC40 P8 Recharge é o primeiro automóvel 100% elétrico da marca sueca. No entanto, é ainda apenas uma recaracterização do modelo a combustão. Naturalmente, ainda não é perfeito. Mas, é um ótimo começo(!) e é com ele que vamos percorrer este “Ano Elétrico“. E por falar em começo, vamos lá contar a história do princípio.

Assim, para dar início a esta aventura rumámos até à capital, às magníficas instalações da Ascendum Auto Lisboa para levantar o nosso companheiro de viagens. Aí, com a ajuda inestimável da equipa do concessionário Volvo, voltámos a familiarizar-nos com este XC40 Recharge (já o tínhamos ficado a conhecer brevemente no ano passado).

Nesta entrada do nosso diário de bordo começamos a descobrir os atributos deste XC40 P8 Recharge. Mas, com um ano inteiro pela frente, teremos muitas oportunidades de aprofundar. Assim, sem pressas, deixamos as primeiras sensações.

A simplicidade do design sueco

A primeira impressão é sempre visual. Mas, porque gostos não se discutem, vamos tirar já a parte subjetiva da equação. Eu gosto do design do Volvo XC40 Recharge! As linhas direitas e agressivas conferem-lhe um ar robusto. O teto panorâmico dá uma luminosidade ao habitáculo que põe em evidência a simplicidade do desenho sueco.

O visual é simples, compacto e arrojado. Mas gostos não se discutem!

Claro que, não fosse a nova grelha frontal, praticamente nem o conseguiria distinguir das versões híbridas ou a combustão. Já a bagageira extra por baixo do capô é sinal das novas potencialidades dos modelos elétricos. Por outro lado, ainda conta com o túnel central, visível no espaço de pés dos bancos de trás.

VolvoXC40Recharge 11 Um ano eletrico

Sempre o espaço!

A segunda coisa para que olhámos foi a bagageira. Uma das coisas fundamentais num companheiro de trabalho é espaço. Com muitas atividades para preparar ao longo do ano, são muitos os materiais que é preciso transportar. Já para não falar que somos quatro cá em casa e em cada viagem de família parece que levamos a casa às costas!

Felizmente, apesar da bateria estar colocada no piso, a bagageira não foi muito penalizada. Aqui dispõe de 414 litros (menos 46 que o modelo a combustão) e, adicionalmente temos o já referido espaço de arrumação à frente, com 31 litros adicionais.

Um SUV com potência desportiva

Assente na plataforma CMP, já preparada para receber bateria, este Volvo XC40 P8 Recharge tem suspensão Mcpherson à frente e multi-braços atrás. Comporta uma bateria de 78 kWh (75 kWh úteis) e dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira.

Cada motor debita 204 cv, para uma potência combinada de 408 cv e 660 Nm de binário, instantâneo!

Apesar dos 2184 kg de peso total (mais 500kg que os modelos a combustão), resultante da adição da bateria à carroçaria, o XC40 P8 Recharge mexe-se como um autêntico desportivo. Com o pedal pressionado a fundo sai disparado dos 0 aos 100 em apenas 4,9s! Claro que, como em todos os modelos da marca sueca e não só, a velocidade máxima está limitada aos 180Km/h, parte do protocolo de segurança.

VolvoXC40Recharge 57 Um ano eletrico

A aplicação Volvo Car

Uma das características da maioria dos modelos elétricos é podermos controlar certas funcionalidades do carro através do nosso smartphone. Assim, o passo seguinte foi instalar a aplicação Volvo Car, onde podemos criar a nossa conta e conectar o nosso carro.

Podemos agora consultar o nível da bateria, o tempo que falta para carregar (apesar de sentirmos falta de informação na aplicação da velocidade de carregamento, apenas disponível no ecrã do carro) e programar um horário de carregamento (ideal para quem tem tarifa bi-horária em casa). Adicionalmente podemos ainda controlar a climatização, agendar serviços na oficina ou solicitar assistência em viagem. E, claro, abrir e fechar as portas. Tudo muito simples e intuitivo.

Nova plataforma Google

A nova plataforma de info-entretenimento da Volvo foi realizada em colaboração com a Google. Assim, mantendo a dimensão do ecrã central, a navegação passa a ser assegurada via Google Maps. Além das funcionalidades habituais, destaque para a ajuda nas viagens elétricas, calculando automaticamente a bateria necessária para chegar ao nosso destino e sugerindo opções de carregamento ao longo do percurso. Algo que iremos testar a fundo nas nossas viagens.

O sistema Google é uma espécie de agente de viagens que trata de tudo por nós para que possamos apenas disfrutar da condução.

O primeiro passo é ligar-se ao sistema através da conta Google. Assim pode definir favoritos, como casa e trabalho, e guardar registos dos últimos destinos ou destinos habituais. Tudo sincronizado com a sua conta. Desta forma, quando usar o Google Maps no seu telefone ou computador, o carro recebe essa informação. Também o Assistente por voz Google está incluído e facilita imenso controlar as funções disponíveis em andamento.

Primeiras sensações ao volante do XC40 Recharge

Apresentações feitas, configurações realizadas, telemóvel sincronizado, é tempo de nos despedirmos da simpatia da equipa Ascendum Auto Lisboa e nos fazermos à estrada. Afinal, é para isso que aqui estamos!

Ágil e fácil de controlar é um verdadeiro prazer estar aos comandos deste automóvel.

A primeira nota positiva é que o excesso de peso do XC40 Recharge não se nota nada na aceleração. Nas curvas mais apertadas faz-se notar um pouco, mas nada que ponha em causa a segurança e a sensação de controlo na condução. E, claro, todo este peso extra vai certamente ter algum impacto nos consumos, sobretudo com lotação esgotada e bagageira cheia.

VolvoXC40Recharge Low

Mas ainda não vale a pena falar de autonomias! Até porque nos primeiros quilómetros o entusiamo esteve todo focado nos 408cv de potência e na dinâmica de condução do Volvo! Já sabíamos que ia ser assim (provavelmente desse lado seria igual, ou não?).

Na próxima entrada deste diário de bordo há mais para descobrir.

Agora, vamos desfrutar até ser tempo de carregar novamente a bateria! Assim, e já na próxima entrada deste diário de bordo já podermos falar de outras coisas importantes. Entre elas, o One Pedal Drive, a regeneração, os modos de condução, o Pilot Assist e as restantes ajudas à condução e a experiência dos primeiros carregamentos. Tudo isto e, claro, os consumos ao volante deste Volvo XC40 P8 Recharge. Por isso, fiquem desse lado e acompanhem este ano elétrico!

Pub ADN Energy leaderboard