Noble M500. O regresso da coroa britânica!

Depois de modelos como o M12 ou M600, a Noble regressa com o novo M500, mais barato e amigo do utilizador para conquistar novos clientes

Passaram-se já mais de 10 anos desde que a marca britânica apresentou o seu, até agora, mais recente modelo, o M600. O seu sucessor, o novo Noble M500, chega em 2022, com um motor mais pequeno, menos potência e uma nova filosofia.

Em primeiro lugar convém referir que a Noble apresenta o seu novo modelo como o irmão mais novo do M600 e, não necessariamente, o seu substituto pleno. O objetivo é oferecer um produto mais amigo do utilizador, com uma experiência de condução menos visceral e a um preço mais competitivo.

De Goodwood para o mundo

Foi em 2018 que, no Festival de Goodwood, ficamos a conhecer o M500. Desde aí que decorre o trabalho de desenvolvimento, tendo os testes dinâmicos começado apenas recentemente.

À semelhança do M600, o novo Noble mantém o chassis tubular em aço, com suspensão em “duplo A” nos quatro cantos, assim como o motor em posição central.

A motorização, essa, é bem diferente. O V8 de origem Volvo do modelo anterior, dá agora lugar a um 3.5 V6 Ecoboost Ford, que encontramos, por exemplo, no GT da oval azul. A potência estará na casa dos 550 cv, associados a uma caixa de seis velocidades de origem Graziano. Será a primeira vez que este motor se associa a uma “velhinha” caixa manual num veículo de produção.

Por partilhar cerca de 70% das características do chassis com o irmão mais velho, as dimensões do M500 mantêm-se praticamente inalteradas, excedendo-se apenas ligeiramente na largura, o que permite um interior mais amplo e confortável.

O peso anunciado de 1250 kg, alcançado com a ajuda da carroçaria em compósito de fibra de vidro, deixa prever um comportamento dinâmico tradicional dos automóveis que saem da fábrica da Noble.

Passando para o desenho exterior, percebemos bem a inspiração que guiou os designers britânicos. São (pelo menos) três os modelos que conseguimos vislumbrar. Corvete C8, na frente, McLaren MP4-12C na lateral e Rimac Nevera na traseira. Interpretação artística? Talvez! Mas a verdade é que o design do M500 funciona e confere uma presença imponente ao carro.

Lá dentro

No interior encontramos duas baquets Recaro Podium, um novo quadrante e ecrã central 100% digitais, assim como os controlos de climatização que passam para um ecrã de menores dimensões no centro do habitáculo, logo acima da manete de velocidades, e que por sua vez é revestida a alcântara.

O que não encontramos no interior são os habituais botões para desativar o ESP ou ABS. Isto porque o Noble M500 não dispões de tais ajudas eletrónicas, ficando essa função à responsabilidade do pé direito do condutor. Surpreendentemente também não existem quaisquer airbags no habitáculo ou sistemas de segurança ativos.

Por fim, os preços rondarão os 180 000€ (150.000£), na versão base. Este valor coloca-o consideravelmente abaixo de alguma da concorrência e abrindo a porta a novos clientes como entrada no mercado dos supercarros.