E vão três! Loucura Raptor chega ao Ford Bronco

Tem sido a linhagem de modelos da Ford com mais impacto na última década. Os irmão Raptor são agora três com a chegada do novo Bronco.

É o carro do momento, mesmo na sua versão convencional. O renascido Ford Bronco tem sido um sucesso mediático e comercial por terras americanas, mas não se fica por aí. O Bronco Raptor, terceiro membro da família Raptor, depois da F-150 e da Ranger, traz mais potência, mais presença e muito mais diversão.

Bronco Raptor pronto para as Bajas

A receita não é nova, mas surpreende sempre. Pela mão da Ford Performance, o novo Bronco Raptor, passa agora a ter um V6 biturbo EcoBoost, de 3 litros de capacidade, conhecido de modelos como o Explorer ST. Segundo a Ford, e não adiantando valores finais, o motor terá uma afinação específica para o Raptor sendo capaz de debitar mais de 400cv. Os sistemas de escape e admissão serão também exclusivos desta versão.

Esta potência é, claro, transmitida às quatro rodas, através da já conhecida caixa de dupla embraiagem com dez marchas. Associada a esta, encontramos uma caixa de transferência específica, novos eixos de maiores dimensões e uma embraiagem reforçada.

A suspensão foi toda ela revista, contando com novos amortecedores FOX semiativos, à semelhança da F-150 Raptor. Face ao Bronco normal, este terá um curso de suspensão 60% superior na dianteira e 40% na traseira. Mais que pronto para andar por maus caminhos.

Ford Ranger Raptor – Do outro mundo!

Sem dúvida uma pick-up do outro mundo! A versão europeia da Ford Raptor veio para conquistar. Num segmento com várias propostas esta é, muito diferente!

Ler mais

Também o chassis foi alvo de afinações. Existem agora duas barras de reforço adicionais na roll bar do Bronco, capazes de aumentar em 50% a rigidez torcional do carro.

Um visual de tirar o fôlego

A versão mais radical do Bronco, segundo a Ford, não só o é na mecânica, mas também no aspeto. O novo Ford Bronco Raptor é agora cerca de 25cm mais largo que o “normal”, com extensões de guarda-lamas dignos de um protótipo do Rali Dakar.

Estes novos apêndices, albergam pneus BF Goodrich K02 com, nada mais, nada menos, que 37” polegadas de diâmetro e com a possibilidade de serem montados em jantes beadlock, para aventuras todo-o-terreno, onde é necessária uma pressão muito baixa nos pneumáticos.

Na frente, a grelha passa agora a exibir o nome da marca, com as luzes diurnas em LED a passarem de branco para laranja. Mais em baixo encontramos um para-choques em ferro com pontos de reboque e pormenores em cinzento, característicos da linhagem Raptor.

Dada o (bom) exagero na largura, a Ford foi obrigada a introduzir novas luzes sinalizadoras nas laterais, montadas nos retrovisores e três novos pontos luminosos na frente e traseira, de forma a cumprir com as normas norte-americanas.

No interior do Ford Bronco Raptor o destaque vai para o quadrante 100% digital e o volante com a marca das 12 horas. Os assentos são também específicos e semelhantes aos que encontramos na F-150 Raptor.