Depois do Arkana, vem aí mais um SUV. O novo Renault Austral

A Renault está prestes a lançar o sucessor do Kadjar. Por enquanto o novo Renault Austral soma quilómetros em testes nas estradas europeias.

Já falta pouco para conhecermos o novo Renault Austral, na sua totalidade. O novo SUV de segmento C da marca gaulesa, entrou na última fase de testes e deixou-se ver ainda com (muita) camuflagem. Apesar do disfarce, é possível perceber as parecenças com o Mégane E-Tech Electric, a outra novidade da Renault para o novo ano, seguindo assim a linguagem de design estreada neste modelo.

O interior, esse, continua escondido e teremos de esperar um pouco mais para conhecer os seus detalhes, mas tudo indica que será idêntico ao que já conhecemos do Renault Arkana que tivemos oportunidade de testar recentemente.

Testar é a palavra de ordem para o Austral

No total, são cerca de 2 milhões de quilómetros percorridos na fase de confirmação do novo Renault Austral. Destes, 600 000 km vão ser percorridos em estradas públicas, e os restantes 1 200 000 km em pistas de testes, sob as mais variadas condições.

Para além disso, 900 condutores vão partilhar a frota de aproximadamente 100 unidades, que estarão a percorrer as estradas de França, Espanha, Alemanha e Roménia. Números impressionantes para garantir a fiabilidade e qualidade que a Renault almeja.

Esta fase final de testes com o Austral serve para finalizar as configurações e afinações da nova plataforma CMF-CD3, partilhada com o primo Qashqai, assim como testar componentes como os sistemas de apoio à condução e a insonorização.

Renault Arkana. O SUV coupé, sem concorrência!

O Renault Arkana chega ao mercado como a única proposta generalista no segmento dos SUVs coupé. Fomos ver do que é capaz.

Ler mais

SUV com adeus ao Diesel

Como era já de esperar, as motorizações Diesel não estarão presentes no configurador do novo Renault Austral. A tendência é universal e antevia-se esta eliminação através das opções oferecidas pelo Qashqai, com o qual partilha os propulsores.

No seu lugar encontraremos três destaques híbridos. A primeira é uma motorização E-Tech Hybrid plug-in que sem dúvida será vocacionada para seduzir os habituais fãs dos blocos Diesel.

Estarão ainda disponíveis duas soluções Mild-Hybrid, um motor 1.3 TCe mild-hybrid 12V e outro 1.2 TCe mild-hybrid 48V, este último uma novidade absoluta na gama Renault. O objetivo é alcançar uma gama de motores eficientes, com emissões desde os 105g/km de CO2 e potências a chegar aos 200 cv.

Elétricos e híbridos são campeões do crescimento num mercado deprimido

O mercado automóvel inicia recuperação apoiada nos modelos elétricos e híbridos plug-in que registaram mais de 3000 unidades em outubro.

Ler mais

Datas e preços

Nenhum dos dois é ainda conhecido, mas em breve vamos saber. A apresentação do sucessor do Kadjar está agendada para este ano, sendo provável que o fiquemos a conhecer ainda no primeiro trimestre.

Por fim, os preços do Renault Austral. Esses teremos mesmo de esperar. A expectativa será que não se distanciem muito dos do Qashqai, sendo muito provavelmente uma proposta muito atrativa no segmento C-SUV.