Classe 1 nas autoestradas para todos os elétricos e híbridos 4×4

Todos os veículos 100% elétricos, híbridos e híbridos Plug In com tração integral novos ou já em circulação, passam a pagar Classe 1.

Graças a um decreto de lei promulgado, todos os veículos 100% elétricos, híbridos e híbridos Plug-In com tração integral, novos ou já em circulação, passam a pagar Classe 1, independentemente da altura. A evolução tecnológica que está associada aos veículos híbridos e elétricos, em matéria de sistemas de gestão de tração, e as formas e momentos de acionamento de um segundo eixo motor, vieram colocar novamente na ordem do dia o tema da reclassificação de veículos na Classe 1 de portagens, quando está eventualmente em causa a tração às quatro rodas permanente ou inserível. 

O que aparentemente impossibilita que os veículos híbridos ou totalmente elétricos, com dois eixos motores, possam ser reclassificados como classe 1, quando têm uma altura medida na vertical do primeiro eixo acima dos 1,1 m, é o facto de poderem ser considerados como tração às quatro rodas permanente ou inserível. 

Jeep Renegade 4xe

Tração integral para performance… ambiental!

Tendo dois eixos motrizes, quer os híbridos quer os elétricos deixam assim de ser considerados veículos de passageiros com tração integral permanente ou inserível, com o Estado a assumir que “a aplicação de um motor elétrico no eixo traseiro dos veículos híbridos ou nos dois eixos de um veículo totalmente elétrico não tem como objetivo transformar o veículo num modelo 4×4, na aceção tradicional de veículo todo o terreno, mas apenas melhorar a sua performance ambiental, numa ótica de otimização de consumos.

Fica, assim, claro que a aplicação de um motor elétrico no eixo traseiro dos veículos híbridos ou nos dois eixos de um veículo totalmente elétrico não tem como objetivo transformar o veículo num modelo 4×4, na aceção tradicional de veículo todo o terreno, mas apenas melhorar a sua performance ambiental, numa ótica de otimização de consumos, e garantir maior segurança na circulação do veículo, em determinadas circunstâncias.

Em face disto, tendo presente que estes veículos são o produto de uma evolução tecnológica que teve como principal objetivo diminuir a emissão de gases poluentes e aumentar a eficiência energética, o presente diploma visa clarificar a situação dos veículos híbridos e elétricos no que à sua reclassificação em classe 1 para efeitos de pagamento de portagens diz respeito.

São vários os modelos afetados

Esta é a argumentação do Governo para que todos os modelos elétricos, híbridos e híbridos Plug In com tração integral, novos ou já em circulação passem a pagar Classe 1 nas portagens, desde que tenham Via Verde. Ora, com estas boas notícias, os proprietários de modelos como o Toyota RAV4 PHEV, Volvo XC90 PHEV, Jeep Renegade 4xe, BMW iX, Suzuki Across PHEV, Audi e-tron, ou até mesmo o enorme Toyota Highlander, entre outros, passam a pagar menos nas portagens, aumentando, sobremaneira, o seu interesse.

Vai-se lá perceber porquê, tudo isto é válido apenas quando se verificar o uso de dispositivo de Via Verde.