CES 2022. As três (boas) promessas do salão tecnológico

Por entre drones e smartphones de última geração, a edição de 2022 do CES trouxe-nos algumas novidades importantes para a indústria automóvel.

Terminou ontem, em Las Vegas, um dos maiores certames tecnológicos do mundo. O CES 2022 (Consumer Electronics Show), para além dos habituais gadgets inovadores, trouxe também, importantes novidades ao mundo automóvel. Deixamos-vos aqui as nossas três escolhas que, na nossa opinião, terão um maior impacto na indústria, a médio prazo.

Cybex e-PRIAM. A eletrificação chegou… aos carrinhos de bebé!

Tem assistência elétrica para subidas e superfícies irregulares. O Cybex e-Priam tem como objetivo facilitar a vida dos pais. Até uma App tem!

Ler mais

Sony prestes a cumprir a promessa

Já anda a prometer há uns anos e parece que desta é mesmo de vez. Como já demos conta mais em detalhe noutro artigo, a Sony, reputada tecnológica japonesa, apresentou no CES o novo Vision S-02, o irmão SUV do Vision S.

Aliado a tecnologias de última geração, como é o caso do 5G, os modelos da Sony trazem ao mercado uma proposta que acrescenta à mobilidade elétrica, cada vez mais preponderante, conceitos como a inteligência artificial ou a robótica. O objetivo, segundo a marca, é criar um mundo em que homem e robots vivem em total harmonia.

Os modelos da marca estarão sob responsabilidade da nova subsidiária, Sony Mobility Inc., que será apresentada já nesta Primavera.

Sony volta aos automóveis no CES 2022 com o Vision-S 02

Depois do Vision S, um carro 100% elétrico e carregado de tecnologia, a Sony regressa com uma, inevitável, versão SUV do Vision-S.

Ler mais

Amazon e Stellantis unem esforços

É uma sinergia entre duas gigantes das suas respetivas indústrias. A Amazon e a Stellantis anunciaram no CES 2022 o acordo para desenvolvimento e partilha de tecnologias que inclui, inclusivamente, o uso da assistente pessoal Alexa nos modelos do grupo transatlântico.

A tecnologia da Amazon irá permitir ao grupo, que detém marcas como a Fiat, Peugeot ou Jeep, aplicar tecnologias de interação com o condutor, integradas no conceito de “cockpit digital”, de que as diferentes marcas começarão a fazer uso em 2024. O objetivo passa também por reduzir a distância para a Tesla, no que a tecnologia diz respeito.

Por sua vez a Stellantis estará envolvida no desenvolvimento e fornecimento de veículos comerciais para as funções de distribuição do gigante do e-commerce. Uma tecnologia que envolve software como hardware e que terá um impacto direto na experiência do consumidor, a curto prazo.

Vinfast, a marca vietnamita 100% elétrica

É uma das primeiras marcas no mundo, juntamente com a Smart, a fazer a transição de modelos convencionais, para um alinhamento totalmente elétrico.

A vietnamita Vinfast, trouxe ao CES 2022, os seus novos modelos eletrificados VF5, VF6 e VF7, aos que se juntam os já anteriormente apresentados VF8 e VF9, de maiores dimensões. A aposta é assente única e exclusivamente em plataformas SUV/Croosover e conta com a colaboração da italiana Pininfarina, trazendo também consigo condução autónoma de nível 3.

Em harmonia com o evento onde foi anunciado, a Vinfast permite uma integração dos seus modelos com tecnologias de smart home, como o controlo de portões e de luzes na casa dos proprietários.

Os modelos serão lançados, em primeiro lugar, no mercado norte-americano, com o programa Vin First a oferecer condições especiais aos primeiros clientes da marca. A expectativa é que cheguem um pouco mais tarde ao mercado europeu. Em todos os mercados estará disponível a modalidade de subscrição em paralelo com a compra tradicional.

Mudança de paradigma

As novidades que deixamos neste artigo não são as únicas. Marcas como o a BMW ou Mercedes-Benz, também estiveram presentes com novidades tecnológicas.

Esta presença musculada da indústria automóvel num certame de tecnologia e sobretudo com tanta relevância, obriga-nos a refletir sobre o estado dos tradicionais salões automóvel.

A saúde já não era boa e a pandemia veio colocar mais um prego no caixão de eventos históricos como o Salão de Genebra ou Frankfurt, com rumores que dizem que o seu fim estará próximo. Posto isto, estará o futuro dos grandes anúncios da indústria numa “intrusão” em montras como o CES? Parece que sim…