Carlos Tavares no Monte Carlo Histórico com um Lancia Stratos

O CEO do grupo Stellantis está a disputar o Rali de Monte Carlo Histórico, para o qual escolheu um Lancia Stratos com as cores da Alitalia.

O CEO do grupo Stellantis está a disputar o Rali de Monte Carlo Histórico. A arma que o português escolheu para se fazer à estrada foi, nada mais nada menos, que um Lancia Stratos com as cores da Alitalia. É de todos conhecida a paixão pelo desporto automóvel de Carlos Tavares. O português, CEO da Stellantis, inscreveu, a título particular, um Lancia Stratos de Grupo 4.

Depois das aparições com o Peugeot 104 ZS, o português agora utiliza um Lancia Stratos que surgiu nas verificações da prova com as cores da Alitalia. Uma decoração mítica dos Lancia Stratos oficiais.

Lancia Stratos hf monte carlos rally Carlos Tavares

Carlos Tavares escolheu a cidade de Reims para começar a prova com o seu Lancia Stratos. Recordamos que o Monte Carlo Histórico funciona como no passado, saindo os concorrentes de três cidades: Bad Homburg (Alemanha), Reims (França) e Milão (Itália).

As equipas inscritas fazem o percurso de ligação em simultâneo rumo a Monte Carlo. Depois vão enfrentar uma prova lendária e absolutamente exigente.

17 especiais e 300 km

Serão 17 provas especiais de classificação em formato regularidade com perto de 300 km. O Rali de Monte Carlo Histórico terminará, no Principado, no dia 2 de fevereiro.

O Lancia Stratos é um carro icónico que se estreou, oficialmente, em 1974. Foi o primeiro modelo projetado, especificamente, para os ralis tendo como missão ser imbatível em qualquer terreno, e foi produzido em apenas 500 unidades nas instalações da empresa de Nuccio Bertoneo. Inegavelmente, o Lancia Stratos não deixa ninguém indiferente. Linha em cunha, compacto, o Stratos tem um motor V6 de origem Ferrari com uma potência máxima de 320 cv na versão de 24 válvulas. A tração era feita às rodas traseiras.

Com esta configuração, o Stratos dominou os ralis. Conquistou três Campeonatos do Mundo de Ralis (1974,1975, 1976), dois Campeonatos da Europa de Ralis e levou Sandro Munari a ganhar a Taça FIA de Pilotos de Ralos em 1977. Ajudou a Lancia a ter no seu palmarés 15 títulos mundiais de pilotos e construtores.