Arrancámos para um ano 100% elétrico com o Volvo XC40 P8 Recharge

Em 2022 vamos descobrir como é viver durante um ano com um automóvel 100% elétrico. Contamos tudo, passo a passo, no nosso diário de bordo.

Embora ainda com muito debate e ainda mais incertezas sobre a melhor forma de produzir, armazenar e reabastecer eletricidade, o futuro dos automóveis será, cada vez mais, elétrico. Assim, nesta fase de transição energética, os dois lados da moeda são alvo de forte escrutínio. Desta forma, enquanto os convertidos aos veículos elétricos juram a pés juntos que não voltam atrás, do outro lado ainda há muitas perguntas por responder.

Da ansiedade de autonomia ao carregamento quando não se tem garagem, passando pelos tempos a reabastecer em longas viagens. Então, para tentar responder a muitas das perguntas que todos se fazem, o Escape Livre vai viver um ano elétrico ao volante do Volvo XC40 P8 Recharge.

Um ano elétrico com o Volvo XC40 P8 Recharge

A realidade elétrica em Portugal

Nas estradas portuguesas, a realidade começa já a ser essa com cerca de 30.000 veículos elétricos vendidos em Portugal no ano passado, o maior de sempre. Aliás, novembro do ano passado ficará para a história como o primeiro mês onde se venderam mais automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos do que a combustão no nosso país.

A partir de 2035, a realidade da maior parte dos fabricantes de automóveis na Europa será elétrica.

Esta realidade também põe à prova a rede de carregadores, manifestamente insuficiente para o número de veículos elétricos que temos hoje a circular. Assim, fica mesmo a sensação de que só não estamos numa situação mais caótica devido à falta de componentes que tem impedido os construtores de colocar nas estradas a quantidade de veículos elétricos que o interesse do público tem demonstrado. No entanto, são várias as promessas de novos carregadores nas estradas portuguesas para 2022.

Um ano elétrico com o Volvo XC40 P8 Recharge

Um ano elétrico, uma experiência diferente

Deste lado, já fizemos vários ensaios a automóveis elétricos e até já demos a 1ª Volta Elétrica a Portugal, mas, ao andar com um automóvel 100% elétrico durante alguns dias apenas, são muitas as perguntas que ficam por responder. Assim, aceitámos o desafio de viver 1 ano inteiro ao volante de um 100% elétrico para realmente perceber os prós e contras da nova mobilidade. Então, vamos colocá-lo à prova diariamente, tanto na vertente de ferramenta de trabalho como familiar, desbravando quilómetros atrás de quilómetros. E se há coisa que no Escape Livre fazemos muito, são quilómetros!

O Volvo XC40 P8 Recharge é o primeiro 100% elétrico da marca sueca.

O nosso companheiro nesta aventura será o Volvo XC40 P8 Recharge. Este é o primeiro veículo 100% elétrico da marca sueca que inclusive se quer antecipar à norma europeia e oferecer uma frota 100% elétrica já a partir de 2030. Esta é apenas uma das vertentes da nova estratégia da Volvo que a levou a ser reconhecida como empresa líder no combate às alterações climáticas.

XC40 P8 Recharge no papel

Este XC40 anuncia 420 km de autonomia, com um consumo médio de 18,5 kWh/100km. Mas, como sabemos bem, tudo vai depender das velocidades e do peso do pé direito de cada um! Vem equipado com dois motores elétricos, à frente e atrás, que entregam 300 kW de potência, ou seja 408 cv com um binário de 660 Nm disponível instantaneamente. No asfalto, estes números traduzem-se em 4,9s do 0-100km/h. E não são muitos os desportivos que alcançam estas cifras! A alimentar tudo isto temos ainda uma bateria de 78 kWh (75kWh úteis) que podemos carregar até 11 kW em corrente alterna e até 150 kW em corrente contínua.

O XC40 P8 Recharge é um SUV que promete um desempenho acima da média

Por estas razões, não será o elétrico com mais autonomia do mercado. Perfeito! É isso que faz dele um ponto de referência excelente para o desafio a que nos propomos. E, sendo um SUV com modo offroad, ideal para todas as facetas do trabalho de campo que temos pela frente. Por isso, no papel, estamos muito entusiasmados!

Muitas questões

Será que vamos estar sempre a fazer contas à autonomia? E quanto poupamos realmente em combustível? Como é a manutenção de um veículo 100% elétrico? E as viagens longas com crianças no carro, ficam ainda mais longas? Qual é o estado da rede de carregamento elétrico em Portugal? E quando vamos para fora do país, como funcionam os carregamentos? E o que acontece quando a bateria chega aos 0%? Como se dá um automóvel elétrico no inverno rigoroso da Serra da Estrela?

Será que ter um automóvel elétrico já é para todos, ou ainda só para alguns?

São estas e muitas outras as perguntas que vamos tentar responder durante este ano. Mais à frente, os leitores Escape Livre também terão a oportunidade de fazer as suas perguntas para tentarmos encontrar as respostas.

Acompanhe esta aventura

São razões mais do que suficientes para nos acompanhar passo a passo nesta viagem. Prometemos que vai ficar a saber tudo sobre como é viver um ano com um carro 100% elétrico. A nossa missão será por tudo em pratos limpos, os factos e a ficção. E já no próximo artigo deixamos as primeiras impressões ao volante deste XC40 P8 Recharge. Fique desse lado a acompanhar mais esta aventura elétrica. Afinal, o futuro já começou.

Pub ADN Energy leaderboard