Mazda MX-5. 2022 traz novidades e atualizações para o icónico roadster

A quarta geração do Mazda MX-5 (ND), ou Miata como muitos o conhecem, lançada em 2015, vai entrar no novo ano atualizado e com novas opções de personalização

A quarta geração do Mazda MX-5 (ND), ou Miata como muitos o conhecem, lançada em 2015, vai entrar no novo ano atualizado e com novas opções de personalização. Não se alterando a receita, pouco peso e condução envolvente, a aposta vai assim para o aperfeiçoamento de um produto que poucas críticas merecia.

Kinematic Posture Control

Em equipa que se ganha não se mexe, por isso a Mazda não trouxe nenhuma alteração às motorizações do MX-5. O bloco 1.5 E-Skyactiv-G de 132 cv e 152 Nm mantem-se com as mesmas características.

A grande novidade surge no eixo traseiro. O novo sistema Kinematic Posture Control, totalmente eletrónico, deteta a diferença de velocidade entre ambas as rodas, aplicando os travões ao lado interior, impedindo assim um rolamento excessivo da carroçaria em curva.

O acrescento desta tecnologia, segundo a marca, vem enaltecer as características da, já muito aclamada, suspensão traseira do MX-5, fiel ao conceito Jinba Ittai.

Esta alteração não vem acrescentar qualquer componente mecânico e por isso não há também penalização na balança. Desta forma o sistema KPC será de série tanto na versão soft-top como RF.

Mazda MX-5. Puro prazer de condução!

O Mazda MX-5 dispensa apresentações, no entanto a maior parte das atualizações de que foi alvo recentemente, contribuem para elevar o prazer de condução.

Ler mais

Estética com novos pormenores

O exterior do Mazda MX-5 ganha a nova cor Platinum Quartz Metallic, uma tonalidade branca que aposta na elegância e à que se junta a nova capota Dark Blue, na variante Soft Top. Em Portugal este pormenor apenas poderá ser configurado em conjugação com a nova cor, apesar de haver liberdade de escolha nos restantes mercados europeus.

As novidades passam também pelo interior com o novo acabamento Terracota, que vem aumentar o carácter mais elegante desta atualização do Mazda MX-5.

Todas estas novas possibilidades de configuração, assim como a atualização técnica, estarão disponíveis já no primeiro trimestre de 2022.

Eletrificação a caminho do MX-5

Esta deverá ser uma das últimas atualizações da geração ND do roadster da marca de Hiroshima. Com a sua chegada ao fim de vida, deverão também acabar com ela as motorizações sem auxílio elétrico.

A quinta geração, que deverá estar no mercado em 2023, ao que tudo indica, trará consigo motorizações híbridas, não se esperando, inicialmente, uma versão 100% elétrica. Esta transição total, no entanto, será inevitável, indo de encontro ao objetivo da Mazda de tornar a sua gama livre de combustíveis fosséis até 2030.

MX-30 – Chegou o primeiro elétrico da Mazda

O MX-30 é o primeiro elétrico da Mazda e já está disponível no mercado português. Preços, autonomia, e todos os detalhes aqui neste artigo.

Ler mais