Campeonato de Portugal de Drift. Lousada elegeu os campeões de 2021

A derradeira etapa do Campeonato de Portugal de Drift realizou-se em Lousada e viu Nelson Rocha sagrar-se campeão na categoria mais cobiçada.

cÀ chegada a Lousada, quatro eram os pilotos que podiam levantar o troféu e gabar-se de ser Campeão de Portugal de Drift da categoria Pro: Nelson Rocha e Hugo Costa, Filipe Vieira e Pedro Sousa. Um plantel de luxo na luta pelo título que merecia uma lista de inscritos mais recheada.

Apesar disso, as lutas foram intensas e como na dança das cadeiras, os candidatos ao trono foram saindo de cena. O primeiro a ficar sem cadeira foi Filipe Vieira, derrotado por Pedro Sousa.

O segundo a ficar sem assento foi Hugo Costa que foi batido por Armindo Martins. Assim sendo, ficou uma cadeira para dois concorrentes, Nelson Rocha e Hugo Costa. A mecânica acabou por se intrometer nesta luta com prejuízo para Hugo Costa. QWue perdeu para Nelson Rocha que, curiosamente, não ganhou a prova.

Essa verteu a favor de Pedro Sousa que em intenso duelo com um agressivo Armindo Martins. Essa agressividade deu direito a um erro no meio de uma batalha absolutamente espetacular que ditou o resultado final.

Nelson Rocha vence categoria PRO

Contas feitas ao campeonato, Nelson Rocha conquistou o título de Campeão de Portugal de Drift – PRO, sendo Pedro Sousa o vice-campeão e Filipe Vieira fechou o pódio.

A categoria Semi-Pro, claramente a mais concorrida, era, também, a que tinha as contas para o título mais simplificadas. João Vieira chegou a Lousada com uma confortável vantagem face ao outro candidato ao título, João Salvador.

Com muitos pilotos inscritos, as batalhas foram aumentando de intensidade e espetacularidade. Alguns toques acabaram por ditar o resultado final das batalhas como foi o caso das refregas entre Hélder Alves e Luís Mendes (passou Alves) e Leandro Crivelaro e Filipe Carvalho (passou este último).

Depois de muita borracha queimada e muita espetacularidade, ficaram pelo caminho Stephane Ribeiro, Romeu Costa, Gonçalo Minderico, Luís Mendes, Ricardo Bajouco, Leandro Crivelaro, João Silva e Ricardo Costa.

Os candidatos ao título, João Vieira e João Salvador juntaram-se aos oito melhores composto por Joel Silva, Rafael Dinis, Hélder Alves, Ricardo Antunes, Filipe Carvalho e José Magalhães.

Quando Filipe Carvalho encontrou numa batalha o seu colega de equipa e candidato ao título, João Salvador, veio à mente os jogos de equipa que, felizmente, não aconteceram. João Salvador teve de suar as estopinhas para conseguir venceu o seu colega de equipa na “Segue o Rasto”.

Batalhas espetaculares

Ouve mais encontros de colegas de equipa em várias batalhas e João Vieira e João Salvador encontraram-se nas semifinais. Salvador foi melhor e passou para a batalha final com Ricardo Antunes, enquanto Vieira ficou na luta pelo terceiro lugar com Rafael Dinis. Contas feitas, João Salvador venceu em Lousada, Ricardo Antunes foi segundo e João Viera acabou no degrau mais baixo do pódio, mas com as duas mãos no trofeu mais cobiçado.

João Vieira sagrou-se Campeão de Portugal de Drift na frente de João Salvador e de Joel Silva. Nunca esquecendo a única senhora presente na competição, Sofia Costa, que terminou a temporada num honroso 10º lugar.

Entre os Iniciados, o título já estava na estante de André Nunes desde a última prova, mesmo não tendo pontuado nessa ocasião. Três vitórias foram suficientes para reclamar o cetro e a sua presença não seria reclamada na última jornada do ano.

Mas o piloto disse presente e saiu pela porta grande com o título e mais uma vitória.

O vice-campeão foi Leandro Teixeira, mesmo não se tendo qualificado para a prova de Lousada. Assim, Miguel Granja ficou com o segundo lugar depois de uma mudança de motor em tempo recorde e Jorge Alves terminou no degrau mais baixo do pódio. Tal como Leandro Teixeira, Paulo Rocha não conseguiu a qualificação para a ronda de Lousada.

O Campeonato de Portugal de Drift regressará em 2022 com calendário a ser oportunamente divulgado, mas onde certamente poderemos contar com o Drift de Pinhel organizado pelo Clube Escape Livre.