Audi RS Q e-tron. Tecnologia única para atacar o Dakar

Como habitualmente, arranca para a estrada a edição 2022 do Rali Dakar. A principal novidade é a participação da Audi com o RS Q e-tron.

Na vanguarda da técnica. É com a sua histórica filosofia que a Audi alinha, pela primeira vez, à partida do famoso Rali Dakar. Liderado por Sven Quandt, o projeto do novo Audi RS Q e-tron, engloba as aprendizagens de categorias como o DTM, Formula E ou WEC, numa aposta para alcançar a vitória à geral.

“O Quattro foi uma revolução no WRC. A Audi foi a primeira marca a ganhar as 24h de Le Mans com uma plataforma eletrificada. Agora queremos acelerar uma nova era no Rali Dakar, ao mesmo tempo que testamos e desenvolvemos ainda mais a nossa tecnologia e-tron, sob condições extremas”

   Julius Seebach, Director Geral Audi Sport

Elétrico, mas não só

O Rali Dakar é provavelmente a prova automóvel mais exigente do mundo. Os longos troços, temperaturas elevadas e largas distâncias entre assistências, configuram desafios únicos aos quais os engenheiros são obrigados a dar respostas, também elas únicas.

Por não ser compatível a recarga convencional da bateria com a luta pela vitória, a Audi viu-se na necessidade de encontrar uma solução que prolongasse o alcance do RS Q e-tron. Assim, e apesar da força motriz ser 100% elétrica, é feito uso do motor de quatro cilindros TFSI com origem no DTM, como extensor de autonomia.

A unidade de dois litros, opera em conjunto com um motor elétrico com origem na Fórmula E, ambos sem qualquer ligação mecânica aos eixos, fazendo parte do sistema conversor de energia. Este conjunto, em adição à regeneração de energia associado à travagem Brembo, permite carregar a bateria de 50 kWh durante as especiais ou troços de ligação, sem necessidade de carga externa.

O sistema de tração integral do Audi RS Q e-tron é constituído por mais dois motores do monolugar elétrico, um em cada eixo, que sofrem ligeiras alterações para uso no Rali Dakar. O conjunto, capaz de gerar até 500 kw, é auxiliado por um “diferencial central” virtual, que faz a gestão da distribuição da potência entre frente e traseira.

Dream team

O alinhamento de pilotos/co-pilotos a que a Audi tem acesso, dificilmente poderia ser melhor. Assim, ao volante dos Audi RS Q e-tron estarão:

Mattias Ekström, com dois títulos de DTM e um Campeonato Mundial de Rallycross estará aos comandos do chassis 105 com Emil Bergkvist ao seu lado, também ele um ex-piloto. Apesar da dupla sueca ser a menos experiente em Rally Raid, a sua versatilidade vai com certeza ajudar no percurso, assim como a participação na edição anterior aos comandos de um SSV.

El Matador, Carlos Sainz faz novamente parceria com Lucas Cruz para, do alto dos seus 59 anos, alcançar o quarto triunfo no Dakar ao volante do chassis 106. Nome histórico do automobilismo, Sainz e as suas capacidades requerem poucas apresentações.

E claro, o Senhor Dakar. Stéphane Peterhansel, o mais vitorioso piloto na grelha, conta já com 14 vitórias na competição, entre motas e automóveis, e tem os olhos postos na 15ª. Na baquet do lado direito do chassis 104 do Audi RS Q e-tron, senta-se o compatriota Edouard Boulanger.

Dakar 2022

À semelhança da edição do ano passado, o Rali Dakar mantém-se exclusivamente na Arábia Saudita. Na estrada entre dia 1 e dia 14, com um dia descanso a meio, a prova tem partida e chegada em Jeddah, com passagem pela capital Riyadh e conta pela primeira vez para o novo campeonato mundial FIA de todo o terreno.

Na linha da frente para a vitória à geral estará Nasser Al-Attiyah, suspeito do costume, ao volante da nova Toyota Hilux Overdrive, assim como os BRX de Sebastian Loeb e Nani Roma, aos quais se juntam os três Audi oficiais.

Ao todo são 578 inscritos entre carros, motas, quads, SSV e camiões, incluindo os sempre carismáticos Dakar Classics. Sabemos no entanto, que pelo menos um destes não estará a partida, com o patrão da marca de relógios Rebellion a ver o seu carro arder por completo no dia de testes em Jeddah.

Como sempre o contingente português conta com um saudável número de 19 participantes com destaque para Joaquim Rodrigues e Mário Patrão (Original by Motul) nas motas e Miguel Barbosa nos carros.

O resumo de todas as etapas será transmitido no canal Eurosport nos horários em baixo:

1/1  Jeddah – Hail 20:00h – 21:00h

2/1 Hail – Hail 20:00h – 21:00h

3/1 Hail – Al-Artaiya 20:00h – 21:00h

4/1 Al-Artawiya – Al Qaysumah 20:00h – 21:00h

5/1 Al-Qaysumah – Riyadh 20:00h – 21:00h

6/1 Riyad – Riyad 20:00h – 21:00h

7/1 Riyad – Riyad 20:00h – 21:20h

8/1 Dia de descanso 20:00h – 21:20h Resumo da semana

9/1 Riyadh – Al Dawadimi 20:30h – 23:30h

10/1 Al Dawadimi – Wadi Ad Dawasir 20:30h – 23:30h

11/1 Wadi Ad Dawasir – Wadi Ad Dawasir 20:30h – 23:30h

12/1 Wadi Ad Dawasir – Bisha 20:30h – 23:30h

13/1 Bisha – Bisha 20:30h – 23:30h

14/1 Bisha – Jeddah 20:30h – 23:30h

Mário Patrão enfrenta a categoria mais dura do Dakar, Original by Motul

Mário Patrão participará no rali mais duro do mundo sem qualquer tipo de assistência Motul, patrocinador pela 5ª vez consecutiva do Dakar.

Ler mais