Aiways. A marca chinesa 100% elétrica está a chegar a Portugal

SUV’s com carregamento rápido e autonomias competitivas. A chinesa Aiways chega à Península Ibérica já em 2022 pelas mãos da Astara.

Com presença em 15 mercados, entre a Europa e América do Sul, a Astara (conhecida até então por Bergé Auto) é representante de marcas como a Kia, Mitsubishi, Isuzu, e mais recentemente a Maxus. É ela que nos traz agora a Aiways, uma nova aposta chinesa, e que será representada por ela tanto em Portugal como em Espanha. Sediada em Xangai e apostada no segmento SUV, a marca tornou-se a primeira 100% elétrica com origem chinesa a ser comercializada na Europa.

Com localizações na China, junta-se o “braço” europeu de investigação e desenvolvimento da Aiways, numa parceria com Roland Gumpert, um dos nomes que deu ao mundo o Audi Quattro. Para além destas, a marca conta também com instalações na Noruega, um dos mais importante mercados de veículos elétricos na Europa, dedicadas à I&D e produção.

Oferta ainda limitada

U5, é o nome do primeiro e, inicialmente único, modelo disponível e terá dois níveis de configuração. Standard e Premium. Esta última conta com teto panorâmico, estacionamento automático e estofos em pele, de série.

Conta com um motor elétrico de 190 cv (140 kW) e 315 Nm, que recorre a uma bateria com 63 kWh de capacidade para 400 km de autonomia. Embora comum a ambos os níveis de equipamento há, no entanto, um decréscimo de 10 km na autonomia no nível Premium, fruto do aumento de 50 kg face à versão Standard. Está previsto chegar ao mercado nacional em abril de 2022.

Para nós, é uma enorme satisfação representarmos uma marca inovadora de veículos 100% elétricos como a Aiways. Existe um grande potencial para SUV elétricos inovadores e de alta qualidade em mercados como o espanhol e o português, e o Aiways U5 é o candidato perfeito para apresentar esses veículos a uma vasta audiência.

Jorge Navea, CEO da Astara

Disponível nos mercados ibéricos em 2022, a Aiways fará uso da rede já estabelecida da Astara, com 10 concessionários espalhados por todo o país. A estes associará um canal de venda totalmente online.

A este modelo juntar-se-á também o novo U6 SUV Coupé, ainda no mesmo ano, apesar de não haver ainda detalhes sobre esta proposta.

Onda Chinesa a caminho

A força da indústria automóvel chinesa é, cada vez mais, um motivo de atenção. Assim, é previsível que se juntem à Aiways outras marcas com a mesma origem.

Com uma forte projeção mediática através da Fórmula E, a Nio já se movimenta no velho continente. A entrada na Noruega e autorização de produção e comercialização dos seus modelos em todo o mercado europeu, foi concedida já este ano.

Dona da Volvo, a Geely é hoje um dos fabricantes chineses mais preponderantes no seu mercado doméstico. Através de marca de origem Sueca, à que se juntam a Polestar e a Link & Co, tem já uma projeção considerável no mercado europeu.

É assim de esperar, a curto prazo, mais e melhores propostas vindas do Oriente. Cá estaremos para as receber!