Suzuki S-Cross revela-se em nova geração eletrificada

A Suzuki acabou de apresentar ao mundo o seu novo S-Cross, um modelo SUV 100% Suzuki e que chegará ao mercado já no próximo ano.

A casa japonesa apresentou em estreia mundial online o novo S-Cross, um SUV com tração integral. O novo modelo possui um estilo vincadamente SUV tendo como pano de fundo respeito pelo meio ambiente e avançadas soluções de segurança e conectividade. E porque a Suzuki não quer voltar as costas ao Velho Continente, vai introduzir na sua gama de veículos europeus veículos híbridos.

A gama SUV da Suzuki é reconhecida pelo seu percurso já com 50 anos e o S-Cross é o mais recente elemento. O engenheiro chefe do projeto, Shigeru Aoyama, descreveu o novo carro como “ousado, sofisticado, versátil, são nestes conceitos que está assente o S-Cross.”

O novo Suzuki tem uma grelha frontal de generosas dimensões em “piano black”, faróis estilizados com três pontos LED de alta luminosidade, guarda lamas quadrangulares nas rodas dianteiras e traseiras, a que se juntam detalhes prateados.

Mecânica conhecida

A mecânica do Suzuki S-Cross tem por base o bloco 1.4 litros Boosterjet sobrealimentado com 129 cv e 235 Nm, com um sistema SHVS de hibridização ligeira com tecnologia de 48 volts e um motor elétrico de 10 kW (14 cv). A estes junta-se o sistema AllGrip 4×4.

O sistema SHVS do Suzuki S-Cross tem uma novidade: o MGU está localizado no extremo da saída AGS, espécie de transmissão que opera de forma automática a caixa manual e a embraiagem. Assim, o MGU transmite a força diretamente à transmissão evitando o vazio de binário na passagem de caixa. Ajuda, igualmente, a recuperar energia cinética de forma mais forte e gerar eletricidade de forma eficiente ao desligar e soltar a embraiagem durante a desaceleração.

O Suzuki S-Cross é um produto desenvolvido apenas e só pela Suzuki, ainda que possa parecer um “mini Rav4”

Suzuki Across PHEV. Muito provavelmente, o MELHOR Suzuki de SEMPRE!

O Suzuki Across PHEV é o mais recente SUV híbrido plug-in da marca japonesa, que mantém as aptidões para o todo-o-terreno, mas com foco no conforto e ecologia.

Ler mais

Poderá escolher entre dois modos de condução: Standard e Eco. No primeiro, o MGU assiste de modo mais frequente o motor para uma condução mais energética, no segundo aumenta a frequência da condução elétrica, melhorando os consumos. O S-Cross recebera um sistema híbrido total (conhecido como Strong Hybrid) deois deste chegar ao Vitara.

No interior, o estilo é tridimensional conta com um ecrã de 9 polegadas para o sistema de info-entretenimento. Há espaço para cinco passageiros, uma bagageira que oferece 430 litros de capacidade e um teto solar panorâmico.

O Suzuki S-Cross chega ao nosso país durante o próximo ano, desconhecendo-se, para já, preços e arquitetura de gama.