Porsche 718 Cayman GT4 RS. O melhor ficou (mesmo) para o fim!

Depois de anos de expectativa o Porsche 718 Cayman GT4 recebeu finalmente uma versão RS! O motor é o mesmo do GT3 mas isso é só o começo…

A gama 718 da Porsche vê o seu ciclo de vida a encaminhar-se rapidamente para o final. Deste modo, não é surpreendente que a marca alemã guarde algumas versões especiais em carteira para lançar agora aquele que será, muito provavelmente, o último Cayman a gasolina a ser produzido, o 718 Cayman GT4 RS.

Depois de muitas fotos espia e da divulgação da tradicional volta em Nurburgring, a Porsche mostrou finalmente o novo GT4 RS. Desta vez, a divisão Motorsport pôs “a carne toda no assador”!

É a primeira vez que um Cayman recebe uma versão RS e logo com um motor muito especial, pois é exatamente o mesmo do 911 GT3, com 4 litros de cilindrada. Ao mesmo tempo possui borboletas individuais para o acelerador e faz 9000 rpm de regime máximo. A potência fica nos 500 cv, uma diferença substancial de 80 cv face aos 420 cv do 718 Cayman GT4. Os 0-100km/h atingem-se em 3,4s (-0.5s face ao GT4)

A admissão é totalmente nova e estreia duas tomadas de ar colocadas nos vidros laterais, ao mesmo tempo que encaminham o fluxo de ar para uma admissão central em carbono, o que promete um som fabuloso de indução, pois encontram-se mesmo atrás do condutor.

O Porsche 718 Cayman GT4 RS está exclusivamente disponível com caixa automática PDK de sete relações. Esta recebeu um escalonamento bastante mais curto (sensivelmente 20%) face ao GT4. Também o chassis sofreu muitas alterações, com uma distância ao solo reduzida em 30mm e uma nova geometria de suspensão. Como resultado, as molas são mais duras e a afinação é ainda mais focada.

Porsche 718 com mais potência e… menos peso!

Com o carbono a ser utilizado em abundância, os engenheiros da Porsche trabalharam também na redução do peso. Assim, o GT4 RS fica-se pelos 1415 kg, menos 35 kg que o GT4 e menos 20 kg que o 911 GT3. Da mesma forma está disponível em opção o Weissach Pack, que inclui mais carbono nas barras estabilizadoras, entradas de ar, caixa de admissão e asa traseira. Também temos um roll-bar em magnésio, e umas jantes no mesmo material, bem como um revestimento em alcântara (denominada Race-Tex) para o interior. De série o carbono encontra-se no capot e nas embaladeiras.

A aerodinâmica é também alvo de alterações profundas, com uma nova asa traseira montada em suportes tipo “Swan neck”. Existem novas entradas de ar por cima das rodas dianteiras, o que aumentou o downforce em 10%. O pneu escolhido para equipar este Porsche 718 Cayman GT4 RS é o Michelin Pilot Sport Cup 2 e os travões cerâmicos continuam a ser opcionais.

Com uma relação peso/potência muito melhorada, o Cayman GT4 RS cumpriu a habitual volta ao circuito de Nurburgring em 7:09:30 num video que podes ver abaixo.

Todavia, estamos convencidos que a potência adicional, bem como o novo escalonamento da caixa PDK vão tornar este GT4 RS num carro incrível não só em pista, mas também em estrada.

Em Portugal o 718 Cayman GT4 RS tem um preço base de 197 143 € e já pode ser configurado no site da marca. As primeiras unidades devem chegar durante o mês de dezembro. Querido Pai Natal…