O novo Kia Sportage está a chegar. Os detalhes aqui.

O novo Kia Sportage chega já em 2022 para todos os gostos, e promete fazer frente aos modelos atualmente mais vendidos.

O novo Kia Sportage tem como conceito centrar as informações no condutor, num interior que foi concebido e desenhado especificamente para o mercado europeu. É a primeira vez em três décadas de existência do Kia Sportage que o SUV conhece um interior pensado para o utilizador europeu. O conceito coloca o condutor no centro das atenções e por isso tem um monitor curvo integrado com tecnologia de ponta, exibindo funções de condução e de entretenimento de alta definição.

A ergonomia foi cuidada para que todos os comandos sejam alcançados sem problemas e de forma rápida e fácil.

Rompendo com a anterior geração ao nível do desenho da carroçaria, o novo Kia Sportage apresenta uma imagem bem mais moderna e apelativa. Destaque para a frente com um capot bastante alto e uma enorme grelha por entre os LEDS diurnos em formato de boomerang.

Uma vez no interior, o condutor é saudado por um ecrã curvo integrado na consola que dá acesso a dois monitores de alta definição com 12,3 polegadas. Idêntico ao que encontramos no Kia EV6. Na linha de visão do condutor está o painel de instrumentos com tecnologia LCD, no centro está um ecrã sensível ao toque fácil de utilizar.

Junta-se a tudo isto o Kia Connect que permite estabelecer ligações remotas com o carro, ou seja, sincronizar calendários, planear viagens com o sistema de navegação online e aceder a funções fundamentais como avisos de tráfego, informações sobre postos de abastecimento, boletins meteorológicos, sempre em tempo real.

Muito equipamento no interior

A conceção do habitáculo do novo Kia Sportage teve em conta a necessidade de garantir que os ocupantes teriam espaço. Consoante a versão, a consola central apresenta um comando “shift-by-wire” da caixa de velocidades, fácil de ver e de alcançar. Ao mesmo tempo que uma base para smartphones disponibiliza carregamento sem fios de alta velocidade (15 W). O sistema de ar condicionado de três zonas, por seu turno, permite aos ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros adaptarem a temperatura interior.

Os equipamentos de conforto dominam o habitáculo, como é o caso dos carregadores rápidos USB, cabides multiusos na traseira dos encostos dos bancos, ou os bancos traseiros parcialmente rebatíveis (40:20:40).

Kia Sorento HEV. Para viajar com a família… em primeira classe!

Ao volante do SUV topo de gama da Kia. Espaçoso, tecnológico e agora com uma motorização híbrida de 230 cv e bons consumos.

Ler mais

A distância entre eixos de 2680 mm junta-se à largura de 1865 mm, ao comprimento de 4515 mm e a altura de 1645 mm para oferecer uma generosa habitabilidade. A capacidade da bagageira é de 591 litros (VDA) e pode chegar aos 1780 litros com os bancos traseiros rebatidos, valores ainda não homologados.

O modelo chega a Portugal já no primeiro trimestre de 2022, em várias versões, incluindo uma de tração integral AWD.

Para além de versões Diesel e gasolina equipadas com motor de combustão interna, o Sportage também estará disponível nas versões híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV). A conceção dos HEV e PHEV foi pensada de forma a não sacrificar o espaço para os passageiros ou para a carga. No caso do Sportage HEV, a bateria está localizada sob a segunda fila de bancos. Tal resulta num espaço para as pernas e num volume de bagageira semelhantes aos das versões normais. Na versão PHEV, a bateria fica alojada na parte inferior da carroçaria. Desta forma é garantida uma distribuição do peso equilibrada e um espaço interior prático, confortável e versátil.

As potências do Kia Sportage para 2022 vão dos 115 cv do 1.6 CRDI, até aos 265 cv de potência combinada do Sportage PHEV. Este combina o 1.6 T-GDI a gasolina com 180 cv com um motor elétrico de 66,9 kW (91 cv).