Ford Ranger recebe nova geração. Mais tecnologia e novo motor V6 Diesel

Só chega ao mercado em 2023, mas já foi divulgada. A nova Ford Ranger trás mais tecnologia, novos motores, e muito mais versatilidade.

A Ford tem nas suas gamas o veículo automóvel mais vendido no mundo. Uma “pick-up”, é líder de mercado do segmento das “pick-up” no Velho Continente e assim não espanta que a casa da oval azul insista na Ranger e lhe ofereça uma nova geração. Na hora de a atualizar, a Ford quis ouvir os seus clientes para permitir fazer uma “pick-up” para utilização comercial e, sobretudo, com um olhar para a maioria dos clientes da Ranger que não se importam de pagar mais para ter uma “pick-up” totalmente equipada e confortável.

Assim, a Ford decidiu oferecer à gama um motor V6 turbo Diesel com 3.0 litros de cilindrada que foi remodelado para a utilização na Ranger. E há mais novidades.

Com 45.539 unidades vendidas, 39,9% do mercado, a Ford Ranger lidera destacada o mercado.

O chassis manteve as longarinas, como é natural num modelo destes, mas com melhorias no sub-chassis dianteiro e nas suspensões. A área de carga foi pensada para ajudar a fazer mais com maior funcionalidade e um melhor acesso.

As encomendas para a nova Ranger abrem no início de 2022, mas as entregas só estão previstas para o início de 2023.

Estilo aproxima-se da Série F americana

O Ford Ranger vai estar à venda na Europa, mas o projeto de estilo foi liderado pelo cento de desenvolvimento de produtos da Austrália. Ainda assim, os clientes da Ranger foram escutados e foi assim que a assinatura em “C” vista nos EUA aparece na Ranger. Com a nova grelha, os novos faróis e uma subtil linha de ombros com cavas das rodas alargados, a Ranger parece maior. Pela primeira vez é utilizada a tecnologia LED à frente, enquanto atrás os farolins estão de acordo com a assinatura da face dianteira.

O chassis tem uma distância entre eixos com mais 50 mm que o anterior modelo e com vias mais largas 50 mm. O sub-chassis dianteiro é hidroformado criando mais espaço para o V6 de 3.0 litros e, sobretudo, para as novas motorizações híbridas que devem chegar em 2024.

A Ford não divulgou detalhes do bloco V6 turbo Diesel, revelando apenas a sua utilização juntamente com o bloco 2.0 Diesel turbo ou biturbo. A primeira terá dois níveis de potência, a segunda tem mais performance e pensada para quem quer mais potência sem exagerar no consumo de combustível.

Pick-up com melhores ângulos e mais conforto

Por outro lado, os engenheiros da Ford avançaram o eixo dianteiro 50 mm, oferecendo um melhor ângulo de desempenho no que toca á aproximação aos obstáculos, ajudando no desempenho fora de estrada. Os amortecedores traseiros foram deslocados para o exterior das longarinas, melhorando o conforto em estrada e fora dela.

Há dois tipos de tração integral: um eletrónico com “shift on the fly” ou um mais moderno sistema permanente que não precisa da intervenção do condutor.

Ranger com interior mais moderno

A Ford ofereceu à Ranger um interior mais moderno e flexível capaz de se adaptar às necessidades dos diversos utilizadores do modelo. A âncora de todo o interior está na consola central onde está um ecrã sensível ao toque que pode ter 10,1 ou 12 polegadas. O painel de instrumentos é totalmente digital e a Ford disponibiliza o mais recente sistema de info-entretenimento SYNC4.

Para lá disso, a Ford Ranger recebe um modem FordPass Connect, de série, que permite a conectividade em movimento quando ligado com a aplicação FordPass. Sendo que este permite o arranque remoto e o estado do veículo, além de outras funções como abertura e fecho de portas através do telemóvel.

A Ford transferiu ainda os botões de controlo das funções para o ecrã central e dentro do SYNC4. Através de um toque, pode ter acesso a todos os modos “off road” e de condução.

Há muitos espaços de arrumação, zonas para carregar o telemóvel e um grande compartimento central para guardar objetos.

No mesmo ecrã está ligado o sistema de câmaras 360 graus e há a possibilidade de controlar a iluminação exterior para que possa fazer trabalhos ou acampar sem ser às escuras. As atualizações do software são feitas via internet, sem fios.

Caixa de carga com novidades

A caixa de carga da nova Ford Ranger não ficou esquecida no que a melhorias diz respeito. A Ford aumentou significativamente o seu sentido prático e versatilidade, para além das dimensões. Agora, esta serve para muito mais do que apenas transportar carga. Existe um sistema de gestão da carga com divisórias, pontos de fixação estruturais e ainda iluminação nas calhas laterais.

Contudo, a principal novidade está na porta traseira que deixa de servir apenas para aceder à caixa de carga. Inesperadamente agora esta pode servir como bancada de trabalho. Para isso inclui uma régua integrada e fixações para diversas tarefas como medir ou cortar materiais.

Depois há uma série de detalhes como um degrau lateral integrado atrás dos pneus traseiros para melhorar o acesso à caixa de carga. Existe também um novo forro de proteção em plástico moldado para proteger os joelhos do utilizador de arranhões.

Por fim, e como referimos, a Ford Ranger estará disponível para encomenda no início de 2022, mas a produção na Tailândia e na África do Sul só começara a meio do ano pelo que as primeiras unidades só chegam em 2023.