19º Encontro Valorpneu: 2021 foi ano da recuperação!

Decorreu no dia 23 de novembro o 19º Encontro Valorpneu num formato híbrido com alguns convidados presentes e os restantes em streaming.

Utilizando um formato híbrido onde um grupo restrito de convidados assistiu presencialmente e o grosso dos participantes em ligação remota em “streaming”, o 19º Encontro Valorpneu teve como tema “O Futuro Conduzido pela Inovação”. Esta reunião teve particular interesse porque permitiu lançar para cima da mesa da discussão temas importantes ligados à proteção do ambiente e do futuro da reciclagem, ou não fosse esta uma organização sem fins lucrativos destinada a organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados.

Hélder Pedro, gerente da Valorpneu, destacou o facto de que em quase duas décadas de existência “sempre cumpriu com os seus objetivos e que sempre promoveu a economia circular.” Porém, lembrou que “enquanto entidade gestora a Valorpneu não consegue, isoladamente concretizar todas as ações de pesquisa e desenvolvimento com vista à reutilização de materiais que resultam da reciclagem e valorização dos pneus.”

19Encontro Valorpneu

O apoio dos poderes públicos é fundamental e que, apesar de estar presente em muitas situações, deve ser reforçado.

Hélder Pedro, responsável da Valorpneu

Na vanguarda

Inês Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, lembrou que a Valorpneu foi a primeira entidade gestora a apostar na inovação, mas que “tem de dar mais passos nesta área juntamente com quem produz, com quem usa e com quem pode reciclar ou reutilizar os componentes associados aos pneus usados.

Sustentou a governante que “estamos a braços com uma crise conjuntural na área da energia e dos materiais que pode evoluir para uma crise estrutural se não formos capazes de repensar o modelo de produção e de consumo em que assentámos o desenvolvimento nos últimos 100 anos.”

Por isso, Inês Santos Costa conclui que “é necessário repensar estas organizações não apenas como entidades gestoras de pneus em fim de vida, mas como farol de inovação circular para este tipo de material que já apresenta ameaças ao nível da escassez.”

Video Secretaria de Estado do Ambiente
Inês Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente

Numa altura em que a Valorpneu viu a terceira licença iniciada em 2018 ser prorrogada até 31 de dezembro de 2022, Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, lembrou que 2021 “foi um ano de recuperação, com um contexto pandémico mais controlado, mudanças legislativas profundas com impacto na atividade da SGPU, novos critérios, normas e regras, forte aposta na prevenção, pesquisa e desenvolvimento, inovação e reforço da equipo da Valorpneu.”

Valorpneu Apresentacao Dra. Climenia Silva

Números significativos

Quanto a cifras, a Valopneu estima que até final de 2021 vá recolher mais 13 100 toneladas de pneus além do perspetivado. As 84 800 toneladas de pneus usados recolhidas vão evitar a produção de 127 mil toneladas de CO2.

A Valorpneu tem como principal destino dos pneus recolhidos, dentro do limite do objetivo de recolha, reciclar 78,2%, valorização energética de 17%, recauchutagem de 3,8% e 1% para outras formas de valorização.

Climénia Silva aproveitou o ensejo para destacar o programa de inovação NextLap (promovido em conjunto com a Recicladora Genan e a consultora Beta-i) para encontrar novas soluções para os materiais derivados da reciclagem de pneus usados.

Durante a reunião, foi avançada a novidade do reconhecimento de Desempenho Anual do Tranportador, com a entrega de jogos de pneus recauchutados para usar nas suas frotas. Um prémio que tem como objetivo motivar, fomentar e dar a conhecer o setor da recauchutagem e a excelência dos seus produtos.

Valorpneu Vencedor Premio Desempenho

Mesa redonda

A tradicional “mesa redonda” subordinada ao tema “A Inovação do Setor” contou com as intervenções de Fernanda Dias (Diretora-Geral da DGAE), Rodrigo Gonçalves (Diretor do Departamento de Resíduos da APA), Jorge Vieira (Goodyear, em representação da CEPP – Comissão Especializada de Pneus da ACAP), Ana Ferreira (Consultora da Beta-i) e Climénia Silva (Diretora-Geral da Valorpneu). Neste fórum foram debatidas as principais inovações e contributos para o setor dos pneus em fim de vida.

O conceito de “eco-modelação” foi também sobejamente falado, na medida em que “discrimina positivamente os produtores”, fazendo com que privilegiem “materiais reciclados nos novos produtos”, deixando de fora as “substâncias e os materiais” mais poluentes.

Valorpneu Mesa Redonda A Inovacao no Setor

Foi ainda apresentado e entregue o Prémio de Desempenho de Centro de Receção de Pneus Usados 2021 ao Centro de Receção Paulo Jorge Mesquita Lda. A 20ª edição do Encontro Valopneu não tem tema escolhido, mas terá um claro objetivo: encontrar soluções que contribuam para um melhor ambiente e para uma sociedade mais justa, mais resiliente, descarbonizada e que preserva o valor dos seus materiais.