RALLYE 125 Anos. 272 páginas de evolução automóvel nos ralis!

O livro Rallye 125 anos já está disponível para aquisição. Imperdível para qualquer amante dos ralis, conta toda a evolução destes desde 1985.

Foi esta semana apresentado o livro “RALLYE 125 Anos” que reúne, em 272 páginas, textos e fotos carregados de emoção e experiência, sobre a génese e a evolução dos ralis em todo o mundo. Os autores principais – Francisco Santos (editor), José Barros Rodrigues e o saudoso Martin Holmes – contam a evolução da mecânica e do automóvel, desde 1985, com os progressos e inovações dos carros de rali, sendo a primeira publicação a fazê-lo a nível mundial.

Aos autores convidados coube escrever sobre temas específicos, desde as competições míticas, como o Paris-Dakar, o Rali Safari, aos mais importantes aspetos da mecânica dos carros de ralis, como, por exemplo, os amortecedores.

Pilotos, máquinas, engenheiros, além de pioneiros, organizadores e dirigentes, entre outras personagens incontornáveis do Mundo dos Ralis, têm, nesta obra, um placo privilegiado e único onde as suas paixões, dramas, ideias, criatividade e desilusões são ampla e apaixonadamente relatadas.

125 anos de Ralis com prefácio de nomes incontornáveis no meio automóvel

Já o prefácio ficou a carga de outras personalidades, igualmente conhecidas e reconhecidas no mundo automóvel. Fala-se por exemplo de Jean Todt, Presidente da FIA. Carlos Barbosa, Presidente da Comissão de Ralis da FIA e do ACP, mas também de Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis e triplo vencedor do Paris-Dakar. Armindo Araújo, bicampeão mundial PWRC e hexacampeão nacional de ralis também não ficou de fora.

Fazem parte da lista de autores convidados nomes como Alberto Gonçalves, Ângelo Pinto da Fonseca, António Mocho, David Wood, Graham Gauld, José Armando Gómez, Pedro Castelo, e Pedro Roriz.

Ricardo Santos, autor de magníficas ilustrações que podem ser admiradas e até adquiridas online no seu site, foi o responsável pelo design gráfico

Com mais de 550 fotos e ilustrações, esta obra permitiu a Ricardo Santos, responsável pelo design gráfico, desenvolver um conceito gráfico e estético que faz jus ao seu talento, além de, simultaneamente, tornarem a leitura bem mais agradável.

Já disponível!

O livro Rallye 125 Anos foi lançado com edições em Português (para Portugal e o Brasil), Espanhol e Inglês. Conta com 272 páginas, guardas e capa dura, e já está disponível para aquisição pelo preço de 44€.

Para além de poder ser adquirido online no site criado para o efeito, está também disponível em todas as delegações do ACP e na Livraria Ascari, no Porto, onde também poderá encontrar certamente o último número da Escape Livre Magazine.

Está também disponível nos seguintes locais a saber:

  • LIVRARIA ASCARI – Rua da Constituição, 267 – Porto
  • J. SILVA REPRESENTAÇÕES – Travessa dos Enforcados, 99 – Avelãs do Caminho
  • PAULO FULGÊNCIO – Rua Nau Trindade, 256 – Porto
  • LIVRARIA DA TRAVESSA – Rua da Escola Politécnica, 46 – Lisboa
  • PAPELARIA DA TORRE – Rua da Torre – Pavilhão desportivo – Cascais
  • SEVADA E SARAIVA – Rua Pascoal de Melo, 13C – Lisboa