Volkswagen apresentou o ID.5 GTX em versão quase definitiva

Será o segundo modelo 100% elétrico da Volkswagen a receber a sigla GTX. O ID.5 GTX tem 300 cv de potência e quase 500 km de autonomia.

O Volkswagen ID.5 já tinha sido revelado, mas agora chegou a vez da variante mais poderosa e “desportiva” do SUV coupé da VW. O modelo revelado no Salão de Munique estava muito perto da versão de produção em série. O ID.5 GTX utiliza a mesma plataforma MEB do grupo Volkswagen para modelos 100% elétricos.

Ao contrário do VW ID.4 que já ensaiámos, o novo modelo apresenta um formado coupé, o que lhe assenta bem particularmente nesta versão GTX que também estará disponível noutros modelos como o ID.4.

Testámos o VW ID.4! Um tiro certeiro, ou longe do(s) alvo(s)?

O VW ID.4 é a maior proposta elétrica da Volkswagen, e tenta conciliar as qualidades de um familiar com a eficiência de um elétrico. Será?

Ler mais

A silhueta do SUV exibe uma linha de tejadilho que flui dos pilares A até ao pequeno spoiler traseiro com formato coupé. Utiliza luzes LED à frente e atrás com a linha luminosa dianteira a ser flanqueada por três elementos iluminados. Na traseira as luzes LED são 3D.

Tecnologia e potência

O sistema iQ Light será usado à frente e atrás, e os indicadores de mudança de direção são dinâmicos. O carro elétrico tem ligação Car2X, inteligência artificial e atualizações via internet.

As jantes são de dimensões generosas (até 21 polegadas) preenchendo as cavas das rodas redondas e simétricas. Enquanto isso, a lateral flui em forma de cunha com uma superfície vidrada generosa.

O Volkswagen ID.5 GTX utiliza o sistema modular e-drive com dois motores, um em cada eixo. Será o mesmo do ID.4 GTX, ou seja, tem uma potência de 300 cv e a autonomia estimada é de 497 km com uma generosa bateria de iões de lítio entre os eixos. O Volkswagen ID.5 GTX chegará ao mercado em 2022 com preços ainda a anunciar.

Objetivos definidos

Quando o ID.5 GTX chegar aos concessionários no próximo ano, será o segundo modelo da gama desportiva GTX e dará outro impulso à estratégia ACCELERATE. A Volkswagen tem como objetivo tornar-se a marca mais popular quando se trata de mobilidade sustentável. O objetivo é aumentar a participação dos carros 100% elétricos na Europa para 70% das vendas unitárias da Volkswagen até 2030. A Volkswagen pretende se tornar-se neutra em carbono até 2050.