Opel Astra chega à 6ª geração com mudança radical rumo ao futuro

O Opel Astra vai regressar em grande ao mercado. Várias motorizações e muita tecnologia, num visual moderno e apelativo são as apostas.

O novo Astra, feito debaixo do chapéu Stellantis, recebe uma plataforma moderna, muita tecnologia e um estilo que parte da frente do “Opel Vizor” que será a pedra de toque de todos os novos modelos da casa alemã. A sexta geração do Astra está sentada sobre um estilo arrojado e muito diferente do passado onde a frente se destaca com os faróis LED com a mais recente tecnologia IntelliLux LED Pixel Light a ser oferecida como opcional.

Destaque, ainda, para os sistemas automatizados de assistência à condução e a oferta de versões de cinco portas e carrinha Sports Tourer. O novo Opel Astra estará disponível para encomenda já em outubro com as primeiras unidades a serem entregues no início de 2022, sendo que na Alemanha o preço de entrada é de 22 465 €.

Opel levanta a ponta do véu e mostra detalhes do novo Opel Astra

A Opel levantou o véu e deixa antever detalhes da nova geração do Opel Astra. A renovação marca-se de dentro para fora, marcado pela digitalização e eletrificação.

Ler mais

30 anos de sucesso

A sexta geração do Astra destaca a frente “Opel Vizor” e um interior marcado pelo “Pure Panel”, totalmente digital. Dois destaques no exterior e no interior, a que se juntam as mais avançadas tecnologias que abrem um novo capítulo em 30 anos de história e sucesso do modelo.

Porque o futuro está ao virar da esquina, o Astra vai oferecer, em 2022, uma versão 100% elétrica, denominada Astra-e. Mas antes, a Opel vai propor, no imediato, variantes eletrificadas com uma versão híbrida Plug In com dois níveis de performances.

A gama será completada com as versões a gasolina e uma unidade Diesel, eficientes e combinados com caixas manuais de seis velocidades e automática de oito marchas. O intervalo de potência vai dos 110 aos 225 cv.

Para a Opel, esta abrangente gama de motores e de soluções é vital para alargar a plataforma de compradores, dando a cada um a possibilidade de escolha total dentro da gama Astra.

Reclama a casa alemã que todas as motorizações aliam prazer de condução a máxima eficiência e consciência ambiental.

“Pure Panel” destaca interior tecnológico

A sexta geração do Opel Astra retoma o caminho da inovação e da tecnologia da anterior versão nascida em 2015. O painel “Pure Panel” atira para a poeira da história os instrumentos analógicos, exibindo uma interface homem-máquina onde os grafismos são mais interessantes, reclama a Opel, oferecendo uma experiência mais intuitiva. Isto porque tudo pode ser usado de forma simples e intuitiva, como num “smartphone”, e em ecrãs de generosas dimensões.

Tal como tem sido hábito nos carros da Opel, os bancos são certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rucken e.V.), especialistas em ergonomia. Mas há mais tecnologia.

O Opel Astra tem um “head up display”, sistema semi-automatizado Intelli-Drive 2.0. Este integra todas as câmaras e sensores a bordo com conectividade e câmara de 360º IntelliVision.

Modelo compacto

No que toca às dimensões, o novo Astra tem 4374 mm de comprimento e uma largura de 1860 mm, o que significa mais 4 mm de comprimento. Há mais 13 mm na distância entre eixos (agora 2675 mm). Ou seja, há mais espaço interior que na anterior geração e também mais capacidade na bagageira, agora até 1250 l.

Como referimos, o Astra tem a mesma plataforma do novo Peugeot 308, a EMP2, reclamando a Opel um comportamento, diz a casa alemã, sereno e dinâmico com as autoestradas alemãs a servirem de pano de fundo para o desenvolvimento do carro.

O chassis do novo Opel Astra tem suspensão McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção atrás, sendo 14% mais rígido que o anterior. Isso permite-lhe uma transferência de massas mais veloz e maior estabilidade em linha reta.