Novo Dacia Jogger. Chegou o familiar aventureiro de sete lugares

A Dacia acaba de revelar o novo Jogger, um familiar de cinco ou sete lugares com espaço, versatilidade e robustez para qualquer aventura.

A Dacia acaba de revelar o seu novo familiar de cinco ou sete lugares que irá suceder a dois dos seus modelos (Dacia Logan MCV e Lodgy). O nome escolhido teve inspiração no espírito de aventura, desporto e ar livre, que espelham os valores da nova identidade da marca romena. Eis o que esperar do novo Dacia Jogger.

R DAM 1345885

O novo Dacia Jogger foi revelado num evento online, antecedendo o Salão Internacional de Munique – de 7 a 12 de Setembro. Um novo crossover de aspirações familiares no que diz respeito ao tamanho e espaço, surge para marcar a posição da marca no segmento C. Posteriormente ao Sandero, do Duster e do mais recente Spring (o 100% elétrico mais barato do mercado), chega o Jogger, o quarto pilar da marca romena. Para além disso, e até 2025, a marca pretende lançar mais dois novos modelos.

A plataforma que lhe dá base é a CMF-B (da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi) e a mesma que o Dacia Sandero, que tivemos oportunidade de testar recentemente. A frente também lhe toma inspirações, com destaque para a assinatura luminosa em “Y”, enquanto que na traseira reina uma maior simplicidade, oferecendo agora farolins verticais e um novo símbolo estilizado da marca. Graças às linhas vincadas, plásticos de proteção, elevação ao solo e barras de tejadilho modulares, o novo Jogger garante uma maior sensação de robustez.

Versatilidade maximizada

Recorrendo à plataforma modular CMF-B, o novo Dacia Jogger garante um melhor aproveitamento do espaço interior, oferecendo até sete (verdadeiros) lugares. Não faltam espaços de arrumação espalhados pelo habitáculo (24 litros, para ser preciso), incluindo um porta-luvas (com 7 litros) e espaço para garrafas de litro nas portas e consola central. Até mesmo a segunda fila de bancos inclui bandejas dobráveis e ainda um porta-copos.

Da mesma forma, e conforme a utilização, pode aumentar a capacidade de carga até 1819 litros de capacidade, auxiliadas por um amplo portão traseiro. Na versão de sete lugares, garante 160 litros de capacidade, subindo para 565 litros removendo a terceira fila, ou 1819 litros com duas filas rebatidas. Graças ao teto alto na traseira, os ocupantes da terceira fila agradecem o espaço para cabeça e pernas, garantindo o conforto até aos adultos.

No restante interior, as semelhanças com o “irmão” Sandero são notórias, onde o sistema de info-entretenimento de 8″ garante o acesso a plataformas móveis (sem-fios) e navegação.

Dacia Sandero. De “low-cost” já só tem mesmo o preço. Melhor só OFERECIDO!

Ao volante do novo Dacia Sandero na versão bi-fuel (gasolina/GPL), e 1200 km de autonomia! TODOS os detalhes neste ensaio.

Ler mais

Com o JOGGER, a Dacia está a reinventar o automóvel familiar de 7 lugares. Este versátil modelo incorpora o espírito ao ar livre da marca, sempre pronto para a aventura. É um exemplo do compromisso da Dacia em tornar a mobilidade acessível a todos, incluindo famílias numerosas. O Dacia JOGGER também será o primeiro híbrido da Dacia, porque a mobilidade, seja dentro ou fora da cidade, deve ser acessível a todos.

Denis Le Vot, CEO Dacia

Xtreme – Aventureiro em dose dupla

O novo Dacia Jogger ganha ainda mais relevância na versão limitada “Xtreme”, que conta com uma inspiração “fora-de-estrada” ainda mais expressiva. O acabamento em “Terracotta Brown” – a cor que vemos nestas imagens -, ganha ainda mais contraste com detalhes em preto. Contudo, estará ainda disponível noutras três cores de carroçaria: Pearl Black, Comet Grey, Moonstone Beige.

À parte dos símbolos exclusivos da versão, conta ainda com costura vermelha nos bancos e aos frisos cromados nos painéis das portas dianteiras. Além disso, o equipamento completo inclui uma câmara de marcha-atrás, climatização com controlo de temperatura, cartão mãos-livres e tapetes de borracha.

Motorizações

Nas motorizações, o novo Dacia Jogger inclui um bloco a gasolina e ainda, como na restante gama, uma versão bi-fuel. O primeiro fica a cargo do bloco a gasolina 1.0 TCe de 110 cv e 200 Nm (turbo de 3 cilindros), associado a uma caixa manual de seis velocidades. O segundo, denominado ECO-G, permite a utilização de gasolina e GPL que, embora perca 10 cv e 30 Nm face ao mesmo a gasolina, garante um menor consumo (-10%) e uma autonomia de até 1000km, garante a marca.

Mas não se ficará por aqui. Em 2023, o Jogger verá a sua gama de motorizações alargada a um motor híbrido – e o primeiro modelo a recebê-lo. Assim, irá incorporar um motor a gasolina de 1.6 litros e dois motores elétricos garantindo uma potência combinada de 140 cv.

Dacia Jogger 14

Para quando?

O novo Dacia Jogger estará disponível para encomenda ainda este ano, com previsão de chegada no primeiro trimestre de 2022. Entretanto ainda não são conhecidos os preços.