Mercedes reforça aposta no Classe G com versão 100% elétrica, será o EQG!

Mantendo todos os atributos que o caracterizam, a Mercedes-Benz revela a versão 100% elétrica do icónico Classe G. Senhoras e senhores, eis o EQG!

O Concept EQG mantém o chassis de longarinas e atirou pela janela os motores a gasolina que substituiu por uma unidade elétrica alimentada por bateria. A Mercedes-Benz quer manter o Classe G na sua gama e para isso terá de o eletrificar não apenas com versões híbridas, mas também com uma versão 100% elétrica, o EQG!

O modelo apresentado no Salão de Munique está, diz a Mercedes-Benz, muito perto do produto final. Ou seja, manterá o chassis de longarinas e as capacidades fora de estrada, mas receberá no centro do chassis as baterias de grande capacidade. A versão final será conhecida apenas em 2024…

Em 2019, quando ensaiamos o Mercedes-AMG G63, estávamos longe de imaginar a realidade com um Classe G elétrico…

TOP 5. Os melhores 4×4 que testámos em 2019

Dos modelos 4×4 que ensaiamos este ano estes destacaram-se pelas capacidades fora de estrada, impressionando de uma forma ou de outra. Os cinco magníficos:

Ler mais

Dados técnicos ainda por revelar

A Mercedes-Benz não revelou dados técnicos ou de capacidades, embora se saiba que o Mercedes-EQG terá quatro motores, um por roda, com controlo individual. Terá ainda uma caixa de duas velocidades, caixa de transferências e redutoras, para manter as capacidades fora de estrada. No que toca ao estilo, o EQG mantem o aspeto angular tradicional, juntando uma nova grelha falsa onde estão os sensores, pontificando uma estrela de três pontas iluminada e um filete iluminado.

Destaque ainda para a pintura em dois tons e para as jantes de 22”. A roda suplente “pendurada” na porta traseira foi substituída por uma caixa de arrumação em forma de “wallbox”. Será nesta caixa que serão guardados os cabos para os carregamentos.

No tejadilho do EQG ainda existe uma barra LED na frente, e uma enorme luz de stop na traseira. Ao centro temos a letra “G” desenhada. Já os espelhos têm “spot” de luz auxiliar e várias barras de proteção. Sabe-se que o EQG conhecerá versões AMG e, talvez, Maybach.

Estará este Classe G elétrico à altura de tudo aquilo a que o icónico modelo da marca nos habituou? Teremos que esperar por 2024 para conhecer, e provavelmente conduzir, a versão final no EQG.