Campeonato Nacional de eSports arranca hoje! Sabe como acompanhar.

A simulação automóvel foi abraçada pela FPAK para o primeiro Campeonato Nacional de eSports, a nova modalidade em crescimento. Arranca hoje!

Hoje é o dia! As 25 melhores equipas de eSports vão lutar pelo 1º título oficial da modalidade na 1ª prova do Campeonato de Portugal de Endurance. Após quatro dias de qualificação, as 70 equipas inscritas estão agora agrupadas em três divisões onde vão competir em cinco provas de resistência até ao final do ano. As provas compõem os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel, também conhecido como Sim Racing.

A primeira prova do Campeonato Nacional de eSports esta realizada na pista americana de Road Atlanta, com hora marcada para as 15h de hoje, 25 de setembro. É possível acompanhar a transmissão em direto na SIC Advnce a partir das 14h50. Assim, quem for assinante da MEO (posição 110) ou da NOS (posição 503), podem assistir através da televisão. Em alternativa poderão assistir através do canal Twitch.

Sim Racing

Depois desta, o Campeonato de Portugal de Endurance eSports segue para o traçado de Suzuka, no Japão, a 30 de outubro, com uma corrida de quatro horas. A 27 de novembro realizam-se as 6 Horas de Spa-Francorchamps. A 4 de dezembro mais uma corrida de quatro horas, desta vez no circuito de Monza. Por fim, a 18 de dezembro, o Campeonato de Portugal de Endurance termina com uma corrida de oito Horas, no traçado norte-americano de Road America.

Nova aposta da FPAK

Esta é uma nova aposta da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em conjunto com o Automóvel Clube de Portugal e a Sports & You, nos eSports. Existem dois campeonatos (Individual e por equipas) onde o simulador utilizado é o popular iRacing. Antes do arranque já se prevê um sucesso visto que foram emitidas 950 licenças (Licença E) para esta modalidade, desde a sua apresentação, há duas semanas. Excelentes notícias para todos os amantes do Sim Racing, onde os melhores serão premiados na Gala anual da FPAK. Desta forma, o Sim Racing passa a modalidade federada.

eSports estatisticas

Estes dois campeonatos vão se desenrolar de forma distinta. A começar hoje temos o Campeonato de Endurance, onde a classe será GT3, constituída por cinco corridas, com durações entre quatro e oito horas, onde os participantes serão equipas constituídas por dois a quatro pilotos. Por outro lado, no Campeonato de Velocidade as seis corridas serão de sprint com o Dallara F3, onde os pilotos competem individualmente. Esta terá inicio no dia 6 de outubro no famoso traçado de Silverstone.