BMW M3 CSL – Quando menos significa muito, mas muito mais!

Na rúbrica da nossa Newsletter trazemos sempre um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Deliciem-se com este BMW M3 CSL!

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de termos trazido o Mercedes-AMG G63, esta semana vamos pagar mais por menos! Dito assim parece má ideia mas vamos por partes…

Estávamos em 2004, e nesse ano a divisão M da BMW queria desenvolver um rival para o Porsche 911 GT3 RS. A ideia nem era especialmente nova, nem revolucionária, já tinha funcionado muito bem na competição e em estrada nos anos 70. Pegar num BMW M3 e dar-lhe uma “cura de peso” e mais potência. Afinal, o mercado até paga mais por versões despidas de carros desportivos do que pelos modelos que lhe servem de base.

Carbono em abundância…

Assim nasceu o BMW M3 CSL, de Coupe Sport Leichtbau. Face ao M3 Coupe o carbono passa a ser abundante. Encontramo-lo nas baquets dianteiras, nos forros das portas, na consola central e, em estreia na BMW, no tejadilho. Os vidros viram a espessura reduzida e o fundo da bagageira passou a fibra. Também o material isolante de som “ficou na fábrica”. O peso total desceu 110kg para os 1385kg.

BMW M3 CSL 14

No que respeita ao motor, no BMW M3 CSL a potência subiu de 343 para 360 cv, cortesia de novas árvores de cames, válvulas de escape e de uma espetacular admissão em carbono. A única hipótese de caixa era a SMG Semi-automática de seis relações. A suspensão foi revista e ficou mais rígida bem como a direção mais direta. Para incrementar a estabilidade a alta velocidade temos um lip na dianteira e um difusor em carbono atrás.

…e uns pneus especiais!

As jantes de bonito desenho são de 19″ e estavam equipadas com pneus semi slick, uma estreia polémica na época. Afinal, a BMW avisava os compradores que este pneu não funcionava na chuva. Atualmente até em Hot-Hatches são comuns…

Este conjunto extenso de alterações e um setup bem feito criaram um carro puro e excepcional. O seis cilindros de 3.2 litros faz rotação em força e com gosto, e a agilidade e equilíbrio foram destacadas por quem o conduziu, tanto em estrada como em pista. Relativamente caro na época, o BMW M3 CSL teve 1383 unidades produzidas em todo o mundo, 823 com volante à esquerda. Um BMW excecional que viu as suas virtudes amplamente valorizadas ao longo destes 17 anos.

Com apenas 40 000 km e em preto metalizado, uma cor menos comum que o cinza das fotos de apresentação, esta unidade do BMW M3 CSL que trazemos hoje possui ar condicionado e rádio CD, ambos opcionais na época.

BMW M3 CSL Jorcar

Não gostas em automático? Não tem problema!

Se a caixa SMG deste BMW M3 CSL já parece um pouco lenta face à atual evolução técnica, existe no Reino Unido quem resolva o assunto. A Everything M3‘s faz o retrofit da caixa manual de seis velocidades que equipava o M3 “normal”… e até lhe monta uma relação de diferencial mais curta, para melhor aceleração, tal como os nossos colegas do Carfection foram experimentar.

BMW M3 CSL. Raro, leve, potente e equilibrado. Talvez o melhor automóvel que a divisão M já produziu… mas isso é tema para outro dia…

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.