Troféu C1 mantém competitividade com várias estreias no pódio!

O circuito algarvio recebeu a 2ª prova do ano do Troféu C1 para duas corridas de seis horas, disputadas até ao fim.

O Autódromo Internacional do Algarve recebeu este fim-de-semana, a segunda jornada do Troféu C1. Num formato composto por duas corridas de 6 horas, contava para as contas do campeonato a primeira corrida, que teve como grande vencedores a G-Tech/RP Motorsport (PRO) e a Torres Racing Team (AM) que se estreou assim no lugar mais alto do pódio.

Tudo começou com a sessão de treinos cronometrados. Aí, as estruturas belgas, convidadas pela organização e com outras especificações técnicas, foram as mais rápidas e estabeleceram as duas melhores marcas. Entre as equipas Portuguesas com ambições na competição organizada pela Motor Sponsor, a VLB Racing foi a que se destacou pela rapidez entre os PRO, enquanto em AM, o tempo mais baixo foi a LJ Sport 88.

G-Tech/RP MotorSport (PRO) e Torres Racing Team (AM) vencem nas 6 horas

Na corrida, porém, a consistência ditou as regras e, aí, foram outras equipas que se deram melhor com os ares algarvios. Em AM, o Torres Racing Team mostrou, desde o início, que estava em Portimão para ganhar. Largou da terceira posição, mas cedo assumiu a liderança. Ao fim de duas horas já estava na frente e nunca mais deixou esse lugar até ver a bandeira de xadrez, beneficiando da saída de pista da equipa Razão Automóvel, a principal adversária.

Na categoria PRO, houve mais mudanças na liderança, em particular, nas primeiras horas de corrida. Passaram por essa posição, formações como o Team CAM mas, concluída a primeira metade destas seis horas, a G-Tech/RP Motorsport saltou para a frente e nunca mais cedeu essa posição aos adversários.

O pódio da categoria PRO no final da corrida pontuável para o Troféu C1 foi completado pela VLB Racing, que fechou em segundo, e pela Auto Paraíso da Foz, que concluiu em terceiro. Estas três formações terminaram todas na mesma volta, o que mostra bem a competitividade que se vive nesta competição. Cada uma completou, no total, 124 voltas ao traçado de Portimão.

Entre os AM, Casas do Ambiente que contou pela primeira vez com a assistência da Nunes Motorsport, foi a formação que completou a corrida mais perto dos vencedores, a uma volta, enquanto a Casa da Eira acabou no derradeiro lugar do pódio, a duas voltas dos primeiros classificados. Todas as Equipas AM que terminaram nos três primeiros lugares estrearam-se desta forma no pódio. A equipa Razão Automóvel, vencedora da primeira jornada e que, por isso, chegava a Portimão na frente do Troféu, não foi além do 5º lugar depois de ter perdido cerca de 15 minutos numa saída de pista.

Destaque, ainda, para a Oestekart 1 que, com o 4º lugar absoluto, foi a melhor GUEST seguida pelo Team Nata que se destacou no paddock pelo seu espírito e em pista pelo seu andamento que os chegou a levar à liderança da prova.

Enquanto os pequenos C1 aceleravam no Autódromo Internacional do Algarve, em Pinhel decorria a 3ª prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Drift, e em Le Mans decorriam as 24 horas.

Artlaser by Gianfranco e Casa da Eira levam a melhor na segunda corrida

Na segunda corrida de seis horas que se realizou no Autódromo Internacional do Algarve, a Artlaser by Gianfranco foi a melhor PRO e Casa da Eira dominou e ganhou a categoria AM. A competitividade foi tal que os cinco primeiros classificados cumpriram as seis horas com o mesmo número de voltas ao traçado algarvio.

A classificação da primeira corrida determinou a grelha de partida para a segunda corrida. Um dos aliciantes para este confronto assentava no facto de se disputar, também, durante a noite. Mais uma vez, a competitividade foi a imagem de uma prova muito disputada. No final de duas horas de corrida, o Team Rubrica e o Team NB Klima estavam separados por duas décimas de segundo.

A partir daí, as mudanças no primeiro lugar PRO foram uma constante. A G-Tech/RP Motorsport ainda conseguiu dar um ar da sua graça e, depois da vitória na primeira corrida, passou pela frente ao fim de três horas. Mas, à passagem pela quarta hora, já era a Auto Paraíso da Foz que estava no primeiro lugar. Foi preciso entrar na derradeira hora de corrida para a Artlaser by Gianfranco dar o salto para o comando e fechar esta ronda no Algarve com um triunfo. A Auto Paraíso da Foz e o Team NB Klima completaram o pódio e, tal como na primeira corrida, com todas as formações na mesma volta.

Entre os AM, a história foi completamente diferente. Neste segundo confronto do dia, a Casa da Eira não deu qualquer hipótese. A vitória foi evidente ao ponto de deixar a GS Competizione, segunda classificada, a quatro voltas. Em terceiro terminou a Caetanovich Racing, a cinco voltas dos melhores. Entre os GUEST, o destaque vai para a Oestekart 1 que venceu a categoria.

Somatório das duas corridas traz várias surpresas

No final das 12 horas do Troféu C1 as contas eram complexas porque havia de se ter em conta os resultados da primeira corrida, já que a classificação final foi obtida pelo somatório das duas corridas de 6 horas.

Assim o pódio da categoria PRO foi composto pela Auto Paraíso da Foz no lugar mais alto, seguido da VLB Racing e a grande surpresa foi a Paint & Go que tem demonstrado que brevemente estará no lugar mais alto desta categoria.

Na categoria AM a Casa da Eira cimentou a primeira posição, seguida da G’S Competizione que contou com vários estreantes no desporto automóvel e a fechar a Caetanovich que regressou nesta jornada ao Trofeú C1.

A Oestkart 1 confirmou o domínio na categoria GUEST mas o Team Nata conseguiu superiorizar-se no segundo lugar em relação à Oestkart 2.

Esta prova foi um verdadeiro desafio para todos: Pilotos, Equipas, Comissários, Organização e Máquinas. Mas, afinal, é esse o verdadeiro conceito e o espírito deste Troféu. No final desta jornada, o balanço é bastante positivo, apesar das várias ocorrências que tivemos durante as duas corridas. Parabéns e obrigado a todos os envolvidos! Ficamos muito satisfeitos por ver diversas caras novas nos lugares da frente, o que comprova que estamos no caminho certo no que diz respeito à igualdade de andamentos. Isto só é possível graças ao forte investimento que fazemos em verificações técnicas que também foi aplicado aqui no Algarve. Apesar de termos tido uma corrida de 12 horas no sábado que terminou à meia noite e meia, às nove horas de domingo demos inicio às verificações técnicas finais, que por enquanto deixam as classificações suspensas

André Marques, o responsável da Motor Sponsor