Toyota Yaris GRMN. O mestre do Nürburgring que esgotou em 72 horas!

Na rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Toyota Yaris GRMN.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasce esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de no mês passado termos trazido o primeiro Renault RS, esta semana vamos até ao muito desejado mundo dos colecionáveis! Uma carro especial, raro, e numerado!

Com quatro letrinhas apenas…

GRMN, quatro letrinhas que fazem toda, mas toda a diferença! Significam, imaginem só… “Gazoo Racing by Meister of Nürburgring”. É, mais do que “bazófia”, a estratégia efetiva e concertada da Toyota para adicionar mais desportividade à sua extensa gama, bem como ao seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis ao mais alto nível.

Nascida da vontade do seu CEO, Akio Toyoda, a Gazoo Racing deu-se a conhecer ao mundo em 2015. Contudo, só no salão de Genebra de 2017 a Toyota apresentou o primeiro modelo resultante dessa estratégia. Assim nasceu o Toyota Yaris GRMN, a primeira versão desportiva do seu citadino. A outra, é o Toyota GR Yaris que nós também já conduzimos e que vale a pena recordar…

Toyota GR Yaris em pista! ? TANTO, por tão pouco❗

Em 2021 a Toyota volta a lançar um especial de homologação como há muito o mercado não via. O Toyota GR Yaris é, sem dúvida, o desportivo do ano!

Ler mais

Mostrado em Genebra 2017 só chegou ao mercado em 2018

Com muitas alterações, feitas à parte da linha de produção onde os restantes Yaris eram montados, o GRMN foi uma edição limitada a 400 unidades para a Europa, e que tem a sua numeração gravada no motor.

O motor é um 1.8 l que a marca já fornecia à Lotus e que recorre a um compressor volumétrico. Está conjugado com uma caixa manual de seis velocidades e um autoblocante mecânico. Debita 212 cv e faz 6,4 segundos dos 0-100 km/h. O chassis foi reforçado e a suspensão tem amortecedores Sachs. Duas baquets, um volante desportivo e as jantes BBS de 17″ compõem o conjunto que garante boas doses de diversão, conforme comprovámos num dia bem passado no Kartódromo do Oeste, e que vale a pena recordar.

Toyota Yaris GRMN – Pura DIVERSÃO em PISTA!

Fomos festejar os 50 anos da Toyota em Portugal para a pista com o recém chegado, e muito limitado, Yaris GRMN. Um dia memorável!

Ler mais

Em 2018 tivemos oportunidade de o ensaiar “de A a Z” e só temos boas memórias. Muito ágil e com um motor viciante e sedento de fazer rotação o Yaris GRMN curvava que se fartava. A facilidade de dosear acelerador, o toque mecânico dos comandos e o som claramente distinto deixaram um sorriso na cara e a concorrência em sentido. A GRMN estava apresentada… e com o pé direito!

Contam-se pelos dedos…

Assim, e com apenas 400 unidades para a Europa que esgotaram em 72 horas, o Toyota Yaris GMRN tem uma presença rara nas nossas estradas.

anuncio GRMN

Na época, apenas 4 unidades foram vendidas novas em Portugal. Assumindo que esta com o número 57 e apenas 13 000 quilómetros é nacional, só poderá ser uma dessas.

Aqui na redação já estamos a fazer lotes com rifas… Queres entrar?

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.