Taça Internacional de Drift em Pinhel – Já temos vencedor!

O espetáculo exclusivo da prova noturna de Drift em Pinhel sagrou Michael Perrottet como campeão absoluto da Taça Internacional de Drift.

Trinta minutos de treinos livres, duas voltas de qualificação, batalhas, semifinais e finais. Era este o percurso que os 12 pilotos inscritos na Taça Internacional de Drift teriam de percorrer para levantar o troféu de campeão. Desde cedo, pilotos de Portugal, Espanha e Suíça só tinham uma coisa em mente – levantar a Taça Internacional de Drift. Uma prova de drift noturna, com um traçado inverso ao do Campeonato de Portugal de Drift, e que prometia animar noite dentro o público presente na cidade falcão.

A luta pela qualificação

O piloto Suíço, Michael Perrottet, levou a melhor nas voltas de qualificação, com 80 pontos, antecipando a sua candidatura à vitória final. Logo após ficaram Diogo Correia com 72 e Pedro Sousa com 69,5 pontos. Os três pilotos levaram vantagem para as batalhas mas tudo se iria decidir nos confrontos diretos, com dois carros em pista, em modo perseguição.

Como funcionam as batalhas?

Emparelhados dois a dois, cada batalha tem duas rondas onde, à vez, um dos pilotos lidera e o outro faz a perseguição. O piloto que obteve mais pontos na sua qualificação é o primeiro a liderar. Na batalha, o piloto que lidera tem a responsabilidade de fazer o traçado de acordo com as regras da qualificação. Já o perseguidor tem a função de ficar o mais perto possível do carro da frente.

Os três juízes da prova irão avaliar as duas voltas de cada batalha e votar num dos pilotos como vencedor, ou declarar empate. Para ser declarado vencedor da batalha, o piloto tem de obter dois votos a seu favor. As batalhas funcionam por eliminatórias até se encontrarem os finalistas. Em caso de empate, segue-se o One More Time, ou seja, nova batalha até se encontrar o vencedor.

As batalhas da Taça Internacional de Drift

O emparelhamento ditou a passagem automática de Michael Perrottet, João Salvador, Vítor Dias, Pedro Sousa, Gonçalo Minderico e Diogo Correia à segunda ronda. Ficando apenas por descobrir mais dois pilotos para passar. Esses sairiam das batalhas entre o português José Carvalho e o espanhol Marcos Correa Dominguez, e Marcos Vieira e Leandro Crivelaro. Na primeira saiu vencedor o piloto português, já que Marcos Correa teve problemas no seu carro. Na segunda, Leandro Crivelaro levou a melhor.

A segunda ronda de batalhas começou com os Nissan S14 de Michael Perrottet e 200SX de José Carvalho a medirem forças, com vitória para o piloto Suíço. Depois foi a vez de João Salvador, em BMW E36, vencer Vítor Dias, em BWM 325i. Na terceira, Gonçalo Minderico, em BMW E36, passou diretamente para as semifinais já que o seu oponente, Pedro Sousa não pode competir com problemas no carro. E, finalmente, Diogo Correia, em BMW E92 M3, levou a melhor sobre o Ford Mustang GT de Leandro Crivelaro.

Semifinais ao rubro

Na primeira semifinal, Michael Perrottet levou a melhor sobre João Salvador, apurando-se para a final. Na segunda batalha das semifinais, Diogo Correia venceu Gonçalo Minderico, apurando-se também para a grande final. Deixando assim, João Salvador e Gonçalo Minderico a competir pelo terceiro e quarto lugar da geral mas, sobretudo, pela vitória na categoria semi-pro.

Vitória da categoria SEMI-PRO para João Salvador

João Salvador bateu armas contra Gonçalo Minderico. O empate nas primeiras duas voltas obrigou a um One More Time, ou seja a uma repetição da batalha. No final João Salvador levou a melhor e sagrou-se campeão da categoria semi-pro da Taça Internacional de Drift.

O grande campeão

Na grande final, o suíço Michael Perrottet e o atual Campeão Nacional de Drift, Diogo Correia, começaram por proporcionar um espetáculo incrível ao público presente. Infelizmente, apenas na primeira volta, já que na segunda, uma correia solta no carro de Diogo Correia provocou o abandono do piloto português. No final só podia haver um vencedor e coube a Michael Perrottet levantar a Taça Internacional de Drift em Pinhel.

Amanhã disputa-se a vitória na prova do Campeonato de Portugal de Drift

O domingo em Pinhel está reservado para as grandes batalhas nas duas categorias, pro e semi-pro, que irão determinar os finalistas e o grande vencedor da terceira prova do Campeonato de Portugal de Drift.

Também haverá lugar para a luta da categoria de iniciados, pilotos que aspiram a subir de categoria no decorrer das diferentes provas do ano. Acompanhe tudo em direto aqui e nas redes sociais do Município de Pinhel.