F1 GP Bélgica. A corrida que não houve, mas teve pódio e um vencedor!

Devido à forte chuva, o GP da Bélgica foram apenas três voltas atrás do “safety car”, mas que ditaram a classificação final.

Max Verstappen venceu o GP da Bélgica… no sábado, quando rubricou a “pole position” acabando por ser declarado vencedor depois de três voltas atrás do “safety car”, apenas suficientes para se alinhavar um pódio, distribuir metade dos pontos e oferecer a George Russell o primeiro pódio na F1.

Foram três horas a, literalmente, ver chover e à espera que a FIA e a Liberty teimassem em realizar a prova. Pelo caminho, duas tentativas para fazer as três voltas necessárias para atribuir pontos e fazer o pódio, reclamando uma dessas tentativas o Red Bull de Sergio Perez, despistado a caminho da reta.

Juntaram-se todas as tentativas para que fosse alinhavada uma classificação para o GP da Bélgica. Que acabou forçada quando o limite de tempo para realizar a corrida se estava a esgotar e Michael Masi, encurralado, finalmente optou por acabar com a agonia.

GP F1 Belgica 2021

12 anos depois…

E assim, pela primeira vez desde a Malásia de 2009, os comissários desportivos tiveram de deitar mão ao regulamento e procurar o artigo onde está escrito que serão atribuídos metade dos pontos disponíveis se 75% da distância não for cumprida.

Contas feitas, a classificação do F1 GP Bélgica ficou igual à qualificação, ou seja, vitória para Max Verstappen (Red Bull Honda), seguido de George Russell (Williams Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes). Fora do pódio, mas nos pontos, ficaram Daniel Ricciardo (McLaren Mercedes), Sebastian Vettel (Aston Martin Mercedes), Pierre Gasly (Alpha Tauri Honda), Esteban Ocon (Alpine Renault), Charles Leclerc (Ferrari), Nicolas Latiffi (Williams Mercedes) e Carlos Sainz Jr. (Ferrari).

As horas de espera permitiram recuperar o carro de Sergio Perez, mas o desenvolvimento dos acontecimentos não deixou que o Red Bull não acabasse no último lugar. Porque não pode recuperar o sétimo lugar da grelha, porque foi forçado a sair da via das boxes, enfim, porque as condições eram terríveis.

GP F1 Belgica 2021 2

A direção de prova tentou tudo para que a prova fosse realizada – um pouco à maneira dos americanos da Nascar – e aproveitando uma trégua da chuva, a corrida recomeçou atrás do “Safety Car” para todos recolherem às boxes passadas duas voltas e meia.

Nova tentativa

O traçado estava encharcado e não havia condições para que a corrida fosse recomeçada e com a chuva a recrudescer de intensidade, saiu nova bandeira vermelha e a direção de prova disse “basta!” Estavam cumpridas as três voltas, havia oportunidade de distribuir pontos e fazer um pódio para satisfazer a parte comercial.

Lewis Hamilton sustentou que a “F1 fez uma má escolha” ao fazer as duas voltas e meia atrás do “safety car” para desenhar um resultado para o GP da Bélgica. “Mas o dinheiro fala”, lançou, sibilino, o campeão do Mundo.

GP F1 Belgica 2021 5

Por outro lado, Michael Masi, referiu que não havia possibilidades de adiar a prova para segunda feira porque a borrasca iria continuar ao longo da semana e a próxima prova será já no próximo fim de semana. O diretor de prova acrescentou que as voltas foram feitas para avaliar as condições da pista, as equipas aceitaram que poderia haver uma janela de oportunidade e as voltas foram realizadas.

Debalde e provocando um verdadeiro “tsunami” de reações negativas da comunidade da Fórmula 1, incendiadas pelas redes sociais. A maioria condenando as ações da FIA e da Liberty. No final uma curiosidade: a volta mais rápida da corrida ficou nas mãos de… Nikita Mazepin!

Classificação final GP Bélgica

  1. Max Verstappen         Red Bull Honda
  2. George Russell            Williams Mercedes
  3. Lewis Hamilton           Mercedes
  4. Daniel Ricciardo         McLaren Mercedes
  5. Sebastian Vettel         Aston Martin Mercedes
  6. Pierre Gasly    Alpha Tauri Honda
  7. Esteban Ocon  Alpine Renault
  8. Charles Leclerc           Ferrari
  9. Nicholas Latifi Williams Mercedes
  10. Carlos Sainz Jr.            Ferrari

Classificados 20 pilotos

Campeonato de Pilotos

  1. Lewis Hamilton           202,5 pts
  2. Max Verstappen         199,5 pts
  3. Land Norris     113 pts
  4. Valtteri Bottas 108 pts
  5. Sergio Perez    104 pts
  6. Carlos Sainz     83,5 pts
  7. Charles Leclerc           82 pts
  8. Daniel Ricciardo         56 pts
  9. Pierre Gasly    54 pts
  10. Esteban Ocon  42 pts

Classificados 18 pilotos

Campeonato de Construtores

  1. Mercedes        311 pts
  2. Red Bull Honda           304 pts
  3. McLaren Mercedes    169 pts
  4. Ferrari 166 pts
  5. Alpine Renault            80 pts
  6. Alpha Tauri Honda      72 pts
  7. Aston Martin Mercedes         53 pts
  8. Williams Mercedes    20 pts
  9. Alfa Romeo Ferrari     3 pts
  10. Haas Ferrari    0 pts