Drift. Estilo, precisão e ângulos são avaliados hoje em Pinhel

A terceira prova do Campeonato de Portugal de Drift acelera hoje na cidade de Pinhel e a classificação está totalmente em aberto.

O público já começou a chegar ao traçado urbano de Pinhel, a já coroada capital nacional de Drift! Seguindo as recomendações da DGS, quem não apresenta certificado de vacinação válido ou teste negativo válido nas 72h antes, está a ser testado à entrada do circuito. Em Pinhel, o público pode circular exclusivamente na área delimitada à volta do circuito, mas sempre no mesmo sentido (sentido contrário aos ponteiros do relógio).

A manhã e o início da tarde de sábado estão reservadas para as duas sessões de treinos livres. Nesta fase pilotos e máquinas vão conhecer o traçado, adaptar-se à pista, e definir trajetórias e ângulos de ataque a cada Drift Zone e Clipping Point do traçado. É nestes pontos onde o júri da prova irá pontuar os pilotos no estilo, trajetória e ângulos. Aqui vai saber como tudo funciona e o que vai acontecer hoje e amanhã, e onde pode seguir em direto!

Drift de Pinhel 2021 com imposições da DGS. Todas as informações aqui.

O Drift de Pinhel realiza-se este fim de semana, sabia tudo sobre as recomendações da DGS para poder assistir à prova em segurança!

Ler mais

Como funciona o Drift?

Para sair vencedor de uma prova de Drift, o piloto deve aliar a alta velocidade ao ângulo de drift, demonstrando controle e seguindo a linha estabelecida pelo júri, onde estão já pré-definidos os Clipping Points e as Drift Zones.

Os Clipping Points são sinalizações posicionadas nas curvas, delimitando os pontos onde os carros devem passar. Existem os Inside Clips, onde o piloto deve passar o mais próximo possível, com a parte dianteira do carro, e Outside Clips, onde deve passar com a traseira. As Drift Zones correspondem a trechos contínuos da pista que o piloto deve seguir.

Como funciona a qualificação?

Para além das duas sessões de treinos livres, onde os pilotos podem testar trajetórias e ângulos de ataque, existe também a sessão de qualificação. Aqui, os pilotos terão de mostrar os seus atributos para obter a melhor pontuação do júri da prova, que irá determinar o emparelhamento nas batalhas do dia seguinte.

O emparelhamento é feito entre os melhores e os piores classificados. O primeiro classificado irá batalhar com o último, o segundo com o penúltimo, e assim em diante.

Batalhas, semi-finais e finais

Depois de todas as batalhas, os quatro pilotos com melhor pontuação vão bater-se nas batalhas das semi-finais. Daqui resultam os dois finalistas e os dois pilotos que irão lutar pelo terceiro e quarto lugar da prova em nova batalha final.

Drift Pinhel 2021 13 1

Pros, semi-pros e iniciados

Os pilotos estão inscritos em três categorias: PRO, SEMI-PRO e INICIADOS. Cada categoria batalha entre si na luta pela vitória. Os iniciados, pilotos que participam pela primeira vez em provas de Drift, apenas fazem a sessão de qualificação e ainda não participam em batalhas.

Assim, isto fica reservado para as próximas provas, onde, quando os pilotos iniciados se sentirem preparados, se podem inscrever na categoria semi-pro. Serão então avaliados pelo júri durante a sessão de treinos para obter a autorização necessária para subir de categoria.

O júri e a pontuação

Os pilotos são avaliados em três categorias, a saber: estilo, trajetória e ângulos. O júri de estilo avalia a fluidez com que o piloto percorre o traçado, equilibrando a alta velocidade com as trajetórias, mas sem grandes flutuações entre acelerações e travagens. O júri da trajetória avalia a passagem do piloto nas Drift Zones e nos Clipping Points com base na proximidade do carro nas áreas demarcadas. Já o júri de ângulo avalia a passagem dos pilotos em cada ponto, que devem conseguir efetuar o seu drift de forma contínua e fluída, colocando o carro no maior ângulo possível.

Os melhores estão em Pinhel

Presentes na prova do Campeonato de Portugal de Drift estão 11 pilotos pro, 17 pilotos da categoria semi-pro e 2 pilotos iniciados. Todos irão competir nas suas respetivas categorias pelo prémio final. Nesta que será a 3ª prova do campeonato, a classificação geral está ao rubro e pode consultá-la aqui. A qualificação será este sábado às 16h, com transmissão em direto nas redes sociais do Clube Escape Livre. Acompanhe-nos em direto!

Uma segunda prova excluisva!

Por fim, mas animando ainda mais a festa do Drift em Pinhel, o Clube Escape Livre promove ainda a Taça Internacional de Drift – uma prova exclusiva em Pinhel. Esta prova segue as mesmas regras do Campeonato de Portugal de Drift, embora com um traçado diferente. Este ano conta com 12 pilotos, de Portugal, Espanha e Suíça, que irão dar espetáculo nesta prova noturna, que acontece hoje entre as 21h-24h.