Castelo Rodrigo poderá ser a primeira localidade de Portugal 100% sustentável

O protocolo entre a Renault e as Aldeias Históricas pretende que a aldeia de Castelo Rodrigo fique livre de poluição e ruído de automóveis.

A Renault Portugal e a Associação Aldeias Históricas de Portugal assinaram um protocolo de colaboração. O objetivo é tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável, ou seja, livre de emissões de CO² e de ruído!

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Com cerca de uma centena de habitantes e uma considerável atividade económica, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda) ergue-se no alto, ao lado da Serra da Marofa. Com uma deslumbrante vista para o vale do Côa, e rodeada por uma antiga muralha, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo dá um passo importante para se tornar a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável, na sequência de um protocolo assinado entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal.

O projeto, foi realizado em colaboração com o município de Figueira de Castelo Rodrigo, onde anualmente decorre o Slalom de Castelo Rodrigo organizado pelo Clube Escape Livre.

Frota elétrica disponível

Será disponibilizada aos residentes e profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, mas também aos muitos que visitam o território, uma frota de modelos 100% elétricos da Renault. Entre eles estarão naturalmente os Renault Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade.

Desta forma pretende-se provar que os automóveis elétricos, por serem zero emissões em utilização, pelo conforto de condução que proporcionam e pelos baixos custos de utilização, são uma boa solução também para os territórios de baixa densidade, e não apenas para os grandes centros urbanos. Isto sem qualquer custo para os utilizadores!

Renault aposta na sustentabilidade

Com a assinatura deste protocolo, a Renault reforça a aposta e o investimento num Portugal mais sustentável. Recorde-se que, desde 2018, encabeça o programa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”. Um projeto desenvolvido em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Governo Regional da Madeira. O objetivo foi o de fazer a transição energética da ilha de Porto Santo. Para tal recorreu-se a um ecossistema elétrico inteligente assente em quatro pilares. Os veículos elétricos, a armazenagem de energia, a recarga inteligente e a reversão da recarga (Vehicle to Grid ou V2G). Uma estratégia que será reforçada com o lançamento de conteúdos dedicados à sustentabilidade, em especial ao que de melhor se faz em Portugal na área.

No que diz respeito às Aldeias Históricas de Portugal, este novo projeto vai de encontro à estratégia que a associação tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. O objetivo é o de reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como líder em inovação nos territórios de baixa densidade. Um inequívoco comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e que faz parte da Estratégia Portugal 2030.

Aldeias Históricas que vale a pena conhecer

São 12 singelas aldeias perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. As Aldeias Históricas de Portugal são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os aromas e sabores da região, que compõem a típica gastronomia.