Conheça a nova tecnologia BMW para as cidades. O eDriveZones!

Chegou a Portugal o BMW eDrivreZones. Tecnologia pensada para os veículos híbridos plug-in, nas zonas de baixas emissões das cidades.

É cada vez mais a realidade nas maiores cidades europeias, onde há zonas de baixas emissões. Nestas áreas só podem circular veículos 100% elétricos, ou híbridos em condução 100% elétrica. Esta nova tecnologia da BMW, o eDriveZones, veio facilitar todo o processo, tanto para o condutor, bem como para as entidades que o fiscalizam.

O eDriveZones reconhece que o veículo híbrido plug-in entrou numa zona de baixas emissões e muda automaticamente a condução para 100% elétrica. Em suma, não deixa que o motor a combustão entre nestas zonas em funcionamento. Em Portugal, esta tecnologia já está disponível para as cidades de Lisboa, Porto e Braga.

Tecnologia em desenvolvimento

O BMW eDriveZones, que está a ser desenvolvido desde 2019 pela equipa da Critical TechWorks em Portugal, em coordenação com a equipa da BMW em Munique. Por enquanto, esta tecnologia só está disponível para os veículos híbridos plug-in mais recentes da marca bávara. Ou seja, nos modelos BMW 330e, BMW 745e, BMW X5 xDrive45e e BMW 530e.

Este sistema faz parte da estratégia de sustentabilidade do BMW Group. Dessa forma, a marca pretende incentivar os seus clientes a uma utilização mais elétrica dos seus veículos, dentro das áreas urbanas. A BMW dá assim, mais um passo em frente na redução efetiva da emissão de gases. Esta tecnologia estará muito em breve em novas cidades e em novos modelos da marca.

“Esta tecnologia vem complementar as medidas já implementadas pelo BMW Group na área da sustentabilidade. De que são exemplo a redução significativa, até 2030, das emissões de carbono por veículo produzido. A meta prevista, também para 2030, de 50% das vendas totais do grupo corresponderem a veículos eletrificados. Até ao final do ano, chegarão ainda a Portugal novas ferramentas do Grupo com vista à promoção da transição para mobilidade elétrica.”

Massimo Senatore, Diretor Geral da BMW Portugal