Figueira da Foz recebeu a eletrificação no ENVE 2021

O ENVE 2021 juntou atuais e futuros utilizadores de veículos elétricos, possibilitando a troca de experiências e testdrives a modelos eletrificados

A Figueira da Foz recebeu no passado fim de semana o Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE) que reuniu a maioria das novidades do sector, não apenas no que diz respeito a veículos eletrificados, sejam eles híbridos plug-in ou 100% elétricos, carros, motas, bicicletas ou até mesmo pranchas aquáticas, mas também em tudo o que são soluções para carregamento em casa, empresas e também na via pública.

O evento, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, contou com a inauguração do presidente da câmara e do secretário de estado e recebeu visitantes de todo o país, mas não só. O espanhol Rafael de Mestre que já realizou duas voltas ao mundo em automóvel elétrico também esteve presente para contar a sua experiência.

Com cerca de 29 marcas automóveis presentes e mais de 60 expositores, o ENVE permitiu o batismo em praticamente todos os modelos eletrificados das diferentes marcas, bem como esclarecer dúvidas, desmistificar mitos e constatar poupanças na utilização deste tipo de propostas.

Campeão do mundo marcou presença

A adesão à mobilidade elétrica tem crescido significativamente nos últimos meses, o que realça a importância deste tipo de eventos. O campeão mundial de Fórmula E, António Félix da Costa, também marcou presença na Figueira da Foz com o seu monolugar elétrico da DS Techeetah.

Com entrada livre e gratuita para todos, os visitantes que se deslocaram em veículos eletrificados tiveram garantido o estacionamento no recinto, bem como a possibilidade de carregar o veículo de forma gratuita nos cerca de 40 postos de carregamento. Desta forma puderam regressarem a casa sem necessidade de paragens adicionais.

Ao longo dos três dias do ENVE, tendo sido o primeiro reservado para a comunicação social, foram consumidos mais de 6 MWh em carregamentos. Estiveram presentes no evento modelos de todos os segmentos, novos e usados, e para todas as carteiras, desde o mais acessível Dacia Spring, aos mais extravagantes Porsche Taycan ou Audi RS e-tron GT, passando pelas mais recentes novidades como é o caso do Audi Q4 e-tron, Skoda Enyaq, Volkswagen ID.4 ou o EQA da Mercedes-EQ com o qual o Escape Livre efetuou o mês passado a 1ª Volta Elétrica a Portugal.

SIM, é possível! Percorridos os quatro cantos do país na Volta Elétrica a Portugal!

Mais de 2000 km. Concluímos a Volta a Portugal em automóvel elétrico, correndo os quatro cantos do país. Quanto gastamos, quanto poupamos… Tudo neste artigo.

Ler mais

Escape Livre esteve presente

O Escape Livre marcou presença no ENVE 2021 ao volante do novo Volkswagen ID.4 para conhecer várias das iniciativas promovidas pela UVE, mas também para saber mais sobre algumas das novidades do mercado, nomeadamente ao nível do carregamento público. A principal novidade foram os pontos de carregamento incluídos em postos de iluminação pública. Não só conseguem uma poupança de espaço significativa, como conseguem conciliar várias soluções numa só (iluminação, videovigilância, antenas p/ comunicações e carregamento para veículos elétricos).