A Viagem do Elefante chega, por fora de estrada, já em 2022

O Clube Escape Livre apresentou esta semana a sua grande novidade para o calendário de todo terreno turístico de 2022.

O Clube Escape Livre apresentou esta semana a sua grande novidade para o calendário de todo terreno turístico de 2022: O Off Road Caminho de Salomão. A principal novidade no calendário de atividades do Clube para o próximo ano propõe ligar Belém a Castelo Rodrigo percorrendo os trilhos das pegadas do elefante Salomão, e está integrado no projeto Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.

Existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria. A estória foi contada por José Saramago no livro “A Viagem do Elefante” e, de 15 a 19 de junho de 2022, o Clube Escape Livre vai recriá-la num passeio de todo terreno icónico.

Este novo passeio do Escape Livre, em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística e Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, vai proporcionar um percurso por fora de estrada de grandes e diversificadas paisagens passando por Belém, Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda, Cidadelhe e Castelo Rodrigo, exatamente os locais imaginados na viagem de José Saramago.

A Suzuki será a marca oficial do Off road Caminho do Salomão. O Suzuki Vitara, reconhecido pelas suas muitas capacidades, nomeadamente, de conforto em estrada e em todo terreno, foi o escolhido para todo o trabalho de desenvolvimento do percurso entre Belém e Castelo Rodrigo.

Ao volante do Suzuki Vitara 4WD 48V, agora com uma “ajuda extra”!

O Suzuki Vitara sofreu atualizações que incluíram uma nova motorização mild-hybrid e novidades no equipamento. Fomos para a estrada com a versão 4WD Allgrip!

Ler mais

As inscrições para o Off Road Caminho do Salomão abrem a 1 de novembro e estão limitadas a 40 equipas

O programa provisório do Off road Caminho do Salomão revela que a concentração terá lugar em Lisboa ao fim da tarde de quarta-feira 15 de junho de 2022, seguindo-se o jantar de boas-vindas. Na quinta-feira a primeira etapa liga Belém a Constância com paragem para almoçar na reputada Casa do Cadaval e dormida no Hotel dos Templários. A etapa seguinte, na sexta-feira, vai de Constância a Castelo Novo com paragem para almoçar no Hotel Amoras em Proença-a-Nova e dormida no referencial Alambique de Ouro Hotel Resort & SPA no Fundão. No sábado a etapa contempla Belmonte e Sortelha antes de chegar à Guarda e ao Hotel Lusitânia. Finalmente a última etapa, domingo 19 de junho, passa por Cidadelhe e termina com o almoço de encerramento em Castelo Rodrigo.

A tradição cultural dos eventos Escape Livre ganha nova dimensão com este Off Road Caminho de Salomão e o que estamos a preparar para este fim-de-semana alargado de junho é muito mais do que um desafio fora de estrada. É folhear, no terreno as páginas cativantes deste livro de José Saramago. Daí a ligação ao projeto da rota turística literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.

Luís Celínio presidente do Clube Escape Livre