Porsche 718 Cayman GT4 – Motor atmosférico central e caixa manual: Perfeito!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Esta semana o Porsche 718 GT4.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o a referência dos “pocket-rocket” franceses, com o Peugeot 205 GTI, esta semana vamos até Estugarda, ao encontro de um Porsche, e que não é um 911

Com a mão do departamento de competição

Apesar da ligação umbilical entre a Porsche e o 911, que é normalmente o modelo mais referido quando falamos da marca germânica, a Porsche tem uma história importantíssima com modelos de motor central, quer em competição, quer em estrada.

Nascido como a versão Coupé do Boxster, o Cayman cedo se assumiu como a referência dos desportivos de motor central. O extraordinário equilíbrio dinâmico, bem como o motor de seis cilindros opostos fazem um cocktail que impressiona quem o experimenta.

Contudo, só em 2015 a Porsche deixou que a sua divisão GT, integrada no departamento de competição, pudesse explorar as capacidades do chassis do Cayman. Assim nasceu o Cayman GT4, um sucesso imediato, pois combinava uma caixa manual, o motor 3.8 l do 911 com 385 cv e uma suspensão muito mais focada e sofisticada.

Motor é alma do Cayman GT4

Com a entrada da geração 718 e a passagem para os motores de quatro cilindros turbo, a curiosidade para saber como iria evoluir o Cayman GT4 era enorme. Dúvida desfeita em 2019 com o Porsche 718 Cayman GT4. Fazendo uso de um novo motor 4.0 l atmosférico com 420 cv feito propositadamente para este modelo. A caixa continuava a ser manual, mas agora é possível ter PDK em opção. A evolução continua, mas a receita base mantém-se. E ainda bem!

O Porsche 718 Cayman GT4 que aqui trazemos hoje é nacional, tem caixa manual e apresenta-se na cor Prata GT, um clássico da Porsche.

Porsche 718 GT4 Anuncio

Dado que esta unidade do Porsche 718 Cayman GT4 só tem 900 km, aqui na redação já nos disponibilizamos para acabar a rodagem e tirar aquela goma que os pneus têm de fábrica…

Vale a pena “perder” alguns minutos a percorrer a galeria de fotos do anúncio. Deliciamo-nos não apenas com as jantes de 20″ com acabamento acetinado, mas também com um interior na sua maioria forrado a Alcântara, como é o caso do volante e do punho da caixa de velocidades. Outro “clássico” pormenor que lhe dá outro encanto é a fita que serve de puxador de porta no interior.

Não falta sequer o sistema de escape desportivo(!), obrigatório para qualquer petrolhead que se preze, e que no caso do Porsche Cayman 718 GT4 é de série! Um verdadeiro desportivo que, embora não seja para todos, é mais uma peça de sonho que compõe a garagem de qualquer amante de automóveis, e que hoje adicionamos à “nossa garagem”.

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.